26/09/2024 às 22h41min - Atualizada em 26/09/2024 às 22h41min

​Entrevista com o vereador Coronel Salles

Quais são suas motivações e experiências relevantes para o cargo?
"Tenho 57 anos, natural de São Paulo, casado há 30 anos com a Márcia e pai do João. Minha trajetória de vida foi marcada pelo compromisso com a segurança pública. Ingressei na Polícia Militar aos 17 anos, como cadete na 'Academia do Barro Branco'. Ao longo de mais de 30 anos, dediquei-me à proteção da população, alcancei o desafiador cargo de comandante-geral, onde registramos as menores taxas de homicídios das últimas duas décadas, além de uma notável redução nos índices de furtos, roubos a bancos e crimes contra o patrimônio."
'SOS Mulher'
"Uma de nossas realizações mais notáveis foi a criação do aplicativo 'SOS Mulher', que está plenamente funcional e já prestou mais de 32 mil atendimentos em defesa de mulheres, crianças, idosos e demais pessoas com medidas protetivas expedidas pela Justiça. Agora, como vereador, com 1 ano e meio de mandato, continuo com a mesma dedicação, trabalhando pela segurança e melhoria da qualidade de vida dos paulistanos. É essa vontade de servir e transformar São Paulo que me motiva a seguir na vida pública."

Quais são as principais questões que você abordou como vereador?
"Nossas principais bandeiras são segurança, saúde e inclusão. Atuamos para a criação do' Plano Municipal de Segurança' e para o reequipamento da Guarda Civil Metropolitana. Além disso, priorizamos investimentos de mais de R$ 10 milhões para reformas e melhorias nas unidades de saúde. Sou autor da Lei "Servidor Amigo do Autista", que capacita servidores no atendimento de pessoas com autismo, e destinei recursos para implementar salas sensoriais em 100 escolas municipais, uma conquista inédita."

Quais são suas principais propostas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de São Paulo?
"Com trabalho, muito trabalho. A segurança, saúde e educação precisam de atenção contínua. Vamos fortalecer as forças de segurança da capital, como a Guarda Civil Metropolitana, e apoiar as Polícias Militar e Civil. Na saúde, buscamos ampliar o acesso a equipamentos, serviços e reformas de unidades de saúde. Na educação, continuamos investindo em salas sensoriais e propondo melhorias na infraestrutura escolar.

Como você pretende lidar com questões como educação, saúde, transporte público e segurança?
"Na educação queremos garantir que cada escola tenha condições adequadas para o ensino inclusivo, expandindo o programa de salas sensoriais e capacitando mais profissionais. Na saúde, vamos continuar a destinação de recursos para modernizar as unidades de atendimento. No transporte público, precisamos de um sistema mais eficiente, seguro e acessível. Já na segurança, o investimento na Guarda Municipal e na ampliação do efetivo policial são prioridades."

Como você planeja envolver os cidadãos na tomada de decisões políticas?
"A participação popular é o que guia meu trabalho. Estou sempre presente em associações, igrejas, feiras, escolas e hospitais, ouvindo os moradores para que as soluções políticas nasçam das demandas reais da população. Esse diálogo direto nos ajuda a tomar decisões que atendem de fato às necessidades da comunidade."

Qual é a sua visão sobre a participação da comunidade na gestão pública?
"A participação ativa da comunidade é fundamental. São os cidadãos que vivem diariamente os desafios e têm o conhecimento prático do que funciona ou não. Minha função como vereador é ser o canal para que essas demandas cheguem ao poder público, transformando opiniões e necessidades em políticas públicas."

Quais são suas ideias para promover a sustentabilidade e proteger o meio ambiente na cidade?
"Destinamos recursos para revitalizar mais de 50 espaços públicos, criando áreas de lazer seguras e sustentáveis. A preservação desses espaços é uma forma de garantir mais qualidade de vida e incentivar práticas de sustentabilidade entre os paulistanos."

Como você pretende lidar com questões como poluição, áreas verdes e mobilidade sustentável?
"A preservação das áreas verdes é fundamental, com ações voltadas à arborização, à revitalização de parques e à manutenção de praças. Vamos promover a mobilidade sustentável e o incentivo ao transporte coletivo elétrico ou de baixo impacto ambiental, além de programas de redução de ­emissões."

Como você garantirá a transparência em sua gestão?
"A transparência é a base de uma gestão eficiente. Sempre realizamos prestação de contas à população, disponibilizando informações claras sobre o uso de recursos públicos. Além disso, incentivamos que os cidadãos possam acompanhar as ações do vereador."

Quais medidas pretende adotar para combater a corrupção?
"A corrupção é um mal que precisa ser erradicado. Defendemos o fortalecimento dos órgãos de controle interno e externo, como o Tribunal de Contas e as auditorias independentes. Valorizamos que os cidadãos possam fiscalizar a aplicação do dinheiro público."

Como você planeja promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos?
"Nosso foco é garantir que os recursos cheguem a quem mais precisa. Projetos como o "Servidor Amigo do Autista" e as salas sensoriais são exemplos de políticas inclusivas que pretendemos expandir. Vamos também intensificar as ações voltadas para o acolhimento de pessoas em situação de rua, idosos e deficientes, garantindo-lhes o acesso a serviços essenciais."

Quais são suas propostas para combater a desigualdade?
"A chave para combater a desigualdade é a geração de oportunidades. Através de políticas públicas que promovam a educação, o emprego e a capacitação profissional, queremos garantir que todos tenham acesso ao desenvolvimento social e econômico."

Como você pretende trabalhar em conjunto com outros vereadores, o prefeito e demais órgãos públicos?
"Acredito no diálogo como base para a construção de um trabalho conjunto. Mantendo uma relação de respeito e cooperação com os outros vereadores, o prefeito e os órgãos públicos, poderemos avançar nas pautas prioritárias para a cidade, como a segurança, saúde e educação."

Qual é a sua visão sobre a relação entre os poderes executivo e legislativo?
"A relação entre o executivo e o legislativo deve ser pautada pela colaboração. O legislativo é o espaço onde as demandas da sociedade ganham forma, e o executivo é quem as executa. Devemos manter o equilíbrio e o respeito entre os poderes, a fim de gerar resultados positivos para a população."

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.