19/09/2024 às 23h19min - Atualizada em 19/09/2024 às 23h19min

​Os planos do candidato Claudio Vieira para a região

Entrevista com o candidato a vereador Claudio Vieira, líder comunitário, morador do bairro do Morumbi (Butantã), há mais de 30 anos, participante de várias entidades, que conseguiram muitos benefícios para a região, que se tornarem realidade para toda a comunidade. Cláudio pertence ao partido 'Avante', que faz parte da coligação do MDB, que apoia a reeleição do prefeito Ricardo Nunes.

Por que você quer ser vereador por São Paulo?
"Eu quero ser vereador porque cansei de ajudar a eleger candidatos, que vem no nosso bairro pegar os votos e depois de eleitos desaparecem. Eu sou morador tradicional do bairro há mais de 30 anos e vou continuar aqui. Quero que o povo me eleja e cobre, pois estou preparado para isso. Gosto de política, sou político e quero cuidar cada dia melhor de São Paulo."

O que o levou a ser um cidadão voluntário e participar das várias atividades da região?
"Eu era ouvinte da 'Rádio CBN' há alguns anos e durante o programa 'CBN São Paulo' eu ouvi algumas vezes o jornalista Milton Jung pedir para que os eleitores depois de votarem nas eleições de 2008 adotassem seu eleito. O termo adotar significava fiscalizar o mandato do seu vereador. Nascia ali a 'Rede Adote um Vereador'. Minha primeira experiência como cidadão comum, foi participando ativamente das ações do vereador que elegemos na época. Depois disso não parei mais."

Como iniciou sua participação nas associações de bairros?
"Minha primeira participação foi na AMASUMO- Associação dos Moradores e Amigos da Super Quadra Morumbi. Ao me deparar com alguns problemas como podas de árvores, buracos nas ruas e falta de placas de sinalização, me informei que todo mês havia uma reunião em um colégio, onde eram discutidos os problemas e soluções para a região. Entrei para a associação, ajudei a criar um blog e uma página no Facebook. Assim, eu mergulhava cada vez mais no meu e exercício de cidadania."

O que despertou seu interesse em participar do CONSEG-Conselho de Segurança?
"Foi uma consequência da participação na associação do bairro, pois em determinada reunião ouvíamos muitos relatos de problemas como assaltos, roubos, inclusive mortes por causa da insegurança. O fórum para isso é o CONSEG, e assim comecei a frequentar regularmente as reuniões."

Como funciona a 'Rede Adote um Vereador'?
"Não somos uma ONG, não recebemos dinheiro público ou privado por nossas ações voluntárias. Nem precisamos ir até a Câmara Municipal fazer essa fiscalização, pois pela internet e TV Câmara, conseguimos fazer esse acompanhamento. Todo eleitor deveria fazer isso. Criamos blogs, sites, perfis em redes sociais e publicamos aquilo que achamos do trabalho dos vereadores. Quer saber se um vereador serviu bem a população? Digite o nome dele na internet e você vai encontrar tudo."

Quais conquistas poderia apontar dentro desses trabalhos que você realiza?
"A maior conquista foi um prêmio de 'Boas Práticas Legislativas' que ganhei, junto com o gabinete do ex-vereador Marco Aurélio Cunha, por um projeto de lei que mais tarde se tornou uma lei na cidade. Já conseguimos muito asfalto e sinalização para nossas ruas, remoção de placas e faixas irregulares e fizemos um grande trabalho, nesses 16 anos na nossa cidade, através o SAC156, onde reivindicamos com sucesso, inúmeros benefícios para a comunidade."

Quais as suas principais bandeiras nessa campanha?
"A zeladoria que cuida das nossas ruas, das praças, córregos, equipamentos públicos etc. Uma cidade bem cuidada proporciona qualidade de vida para as pessoas. Por ser membro do CONSEG me preocupo muito com a segurança, mesmo não sendo atribuição direta de um vereador. Temos sim como fazer gestão junto ao executivo municipal, e proporcionar medidas que contribuam para combater a insegurança. O programa 'Vizinhança Solidária' é um ótimo instrumento para isso. E, com certeza a saúde, educação, transportes e habitação, receberão muitos projetos do meu gabinete, para podermos cuidar melhor das pessoas."

O vereador tem um papel fundamental na ligação entre o bairro e o prefeito. Como fazer isso de forma mais eficaz?
"A maior dificuldade da população é não ser ouvida, com o poder público muitas vezes decidindo sozinho. Nem sempre é o que a população quer e precisa. Quem sabe o que é melhor no bairro é a comunidade. Como vereador, vou ajudar o prefeito a enumerar os problemas, colocar em ordem de prioridade com a população, nas associações de bairros, nos CONSEGs e sempre cobrar o prefeito. Será minha obrigação ajudar o executivo a não errar nos gastos com dinheiro público."

Você é do 'Partido Avante', coligação com o MDB de Ricardo Nunes. Por que você apoia o prefeito?
"Apoiamos Ricardo Nunes, pois foi eleito vice do Bruno Covas, depois assumiu o cargo de prefeito, e com muita humildade zerou a fila de crianças esperando por vagas em creches. Realizou o projeto 'Armazém Solidário', aumentou de mil para dois mil, o número de Guardas Civis Municipais (GCM) no plano de metas, realizou 7 mil obras na cidade e reorganizou as contas da Prefeitura. Tem muita coisa ainda por fazer, mas conseguiu avançar em várias áreas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.