19/09/2024 às 23h01min - Atualizada em 19/09/2024 às 23h01min

​Vila Madalena teme ainda mais verticalização indiscriminada

Moradores da Vila Madalena, Sumarezinho, Jardim Vera Cruz, Vila Anglo-Brasileira e Jardim das Bandeiras, estão se mobilizando em um abaixo-assinado, para evitar a ampliação do perímetro de construção nas cercanias da Estação Vila Madalena. O novo Plano Diretor ampliou o raio de construção de edifícios para 700 metros, provocando preocupação entre os residentes.

Efeitos devastadores
Nos últimos anos, desde as alterações no zoneamento, a região tem enfrentado os efeitos devastadores do adensamento desenfreado. Segundo os moradores, “temos lidado com um crescimento imobiliário que prioriza o setor em detrimento da qualidade de vida dos residentes”.

Zona de Estruturação da Transformação Urbana
Mesmo com a poderosa influência do setor imobiliário, os moradores conseguiram uma redução significativa do perímetro da ‘Zona de Estruturação da Transformação Urbana’ (ZEU) da Vila Madalena, com argumentos técnicos baseados nas características geológicas e de ocupação do solo. A ZEU permite a construção de prédios com mais de quarenta andares, sem recuo das calçadas, o que agrava o impacto visual e ambiental na área. “Nossas ruas viraram canteiros de obras por anos, o sol é bloqueado pelas novas construções, e a sombra dos prédios em terrenos inclinados prejudica tudo abaixo deles. Corredores de vento e ilhas de calor se formam, e a quantidade crescente de veículos em circulação torna a vida dos moradores insuportável”, afirmam os residentes.

Verde mais protegido
Os moradores exigem que o atual perímetro da ZEU da Vila Madalena seja mantido ou reduzido, sem aumentos. “O desejo dos residentes, que pagam IPTU e elegem seus representantes, deve ser respeitado pela Prefeitura e pelo Legislativo. O verde que resta em nossas ruas deve ser protegido da especulação imobiliária”, concluem.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.