21/09/2018 às 18h36min - Atualizada em 05/05/2021 às 10h04min

Bikes estragadas demoram a ser recolhidas

Com o crescimento do programa de empréstimos de bicicletas através de aplicativos, a rotina da cidade vai se alterando. É comum ver nas calçadas as bikes amarelas à disposição e toda a vizinhança já sabe onde encontrar as laranjas e as vermelhas. Porém, isso também pode exigir um tempo de adaptação. Na região de Pinheiros, bicicletas estragadas tem permanecido sem atenção por um período fora do usual. A reportagem da Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais localizou na rua dos Pinheiros, por exemplo, uma magrela há mais de 10 dias estragada na calçada. A equipe também foi informada que haveriam outras bicicletas na região, próximas à Praça Portugal, à Cultura Inglesa, na Avenida Henrique Schaumann, com a demanda de recolhimento há dias. Em contato com a empresa responsável, foi informada por Luiz Felipe Marques, diretor de comunicação e marketing da Yellow, que a empresa iria “verificar este caso”. “Trata-se claramente de uma exceção. O objetivo da Yellow é ter uma boa agilidade nestes casos, justamente para que as bicicletas voltem às ruas para atender à população”, afirmou. Segundo a empresa, a ideia é que a retirada “sempre aconteça em poucas horas, a depender da localização e da complexidade do problema diagnosticado”. “A Yellow se esforça para que a recuperação seja feita de forma muito rápida e que as bikes possam ser ajustadas e voltar às ruas”, comenta Marques. Os usuários podem notificar no aplicativo da companhia, através de um botão específico para isso (reportar problema). Mas também as equipes de auxílio podem ser notificadas se avistadas na rua, ou no site da Yellow. Se o problema for notificado por um usuário via app, a demanda é reportada ao time de guardiões, e o que estiver mais próximo da área vai ao local para avaliar o problema. Caso seja um problema simples, a “manutenção é feita pelo próprio guardião (equipe de auxílio), na hora. Então, a bike volta a ficar disponível para uso”. Se for algo que exige um cuidado maior, a demanda é repassada para outra equipe, que leva a bike até a oficina com o apoio de um carro. Depois da manutenção e revisão, ela volta às ruas. “Os ‘Guardiões Yellow’ circulam todos os dias da semana para mapear bicicletas, organizá-las, redistribuí-las estrategicamente e retirá-las para manutenção quando necessário, contribuindo, assim, para deixar as bikes sempre à disposição das pessoas, além de apoiar os usuários e garantir as boas práticas. A Yellow tem uma das maiores equipes de rua do mundo para fazer este serviço”, aponta Marques. Questionados sobre a destinação de bicicletas inutilizadas, a empresa comentou que “é realmente muito difícil uma bike ficar ‘inutilizada’”. “O comum é que elas passem pelos ajustes e já voltem às ruas”, afirmou o diretor de marketing. Desde o seu planejamento, a operação da Yellow já previa uma rotatividade das bicicletas, para manutenções de rotina e pequenos reparos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.