26/07/2024 às 00h04min - Atualizada em 26/07/2024 às 00h04min

Continua a polêmica do novo Batalhão da Polícia Militar para instalação no Brooklin/Itaim

Segundo informações, o Governo do Estado pretende utilizar o terreno desocupado do DER, na Av. Luiz Carlos Berrini, 1.825, no Brooklin/Itaim Bibi, para instalar em 2026, um novo e completo Batalhão da Polícia Militar, que sem dúvida deve melhorar o policiamento ostensivo na região. O Secretário de Segurança Guilherme Derrite, apresentou recentemente à comunidade a "Operação Sentinela", que deverá fazer parte do BPM/M. O novo comandante Ten. Cel. Daniel Kumai do 12o.BPM/M, área da 3a. Cia e do 96o. DP, realizou no último dia 16 de julho, uma reunião comunitária com a comunidade, para fazer sua apresentação e falar sobre o discutido assunto.

Vácuo de policiamento
"Foi aberto um canal para uma solução a curto prazo para suprir a necessidade da nossa região, de um novo BPM/M' para o terreno da Berrini. Se olharmos geograficamente o 12o. Batalhão, 1a. Cia do 12o. e 3a. Cia, todos estão praticamente na mesma linha geográfica e isoladas do Brooklin/ Vila Cordeiro/ Vila Olímpia/ Moema/Pinheiros, onde existe um grande vácuo de policiamento preventivo e ostensivo em nossa região", segundo a comunidade.

Lideranças regionais
A ideia de utilizar o terreno situado na Av. Eng. Luís Carlos Berrini, 1.825, então de propriedade do DER, surgiu em 2015 através da iniciativa de lideranças da região, através do Grupo Conexão Berrini, liderado pelo então CEO do WTC, Luciano Menezes que reuniu empresários locais, associações de bairro, CONSEG Brooklin e o comandante da 3a. CIA do 12o.BPM/M. Assim, através destas negociações, o terreno foi supostamente transferido à SSP/SP, para que pudesse ser utilizado para a segurança pública.

"Não há nada escrito pela SSP, nem intenção"
"A atual reforma e construção no terreno foi feita sem nenhum critério, projeto ou alvará, e não tem nada documentado. O Comandante do 12° Batalhão da Polícia Militar, Ten. Cel. Daniel Kumai, na presença do Capitão da 3° Cia e outras autoridades presentes, em reunião no dia 16 passado, deixou claro que quer instalar o Batalhão por completo em 100% da área do terreno, e na opinião dele, naquele momento, não tinha intenção de dividir seu comando, colocando apenas uma parte do seu efetivo, no caso a 'Força Tatica', em apenas um 'pedaço' do terreno", concluem os moradores.

CONSEG Brooklin inativado
O Conseg Brooklin foi recentemente inativado temporariamente pela Coordenadoria dos CONSEGs- Conselhos de Segurança. Informações mostram supostas irregularidades na administração e presidência do último presidente Ronaldo Marzagão.

Denúncia e informações
"A polêmica deste tema está na captação de doação realizada por um grupo de moradores à época em associação constituída, onde a obra sem alvará repartiu o terreno, cuja medida imediata seria instalação de containers ao invés de alojamentos, vestiários, salas de treinamento e administração, como requer o projeto inicial que teve, com a proximidade do local,  a participação da 'Rede Globo'. As forças de segurança merecem qualidade e estrutura, dinheiro nunca é o problema nos cofres públicos", afirmou o urbanista Luiz Castro, em palestra realizada dia 15 de julho no 'Palácio Tangará', bairro do Panamby.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.