19/07/2024 às 00h32min - Atualizada em 19/07/2024 às 00h32min

​Subprefeitura de Pinheiros e Secretarias reformam "Passarela Verde" com total ação em zeladoria

A "Passarela Verde", com 95 metros de extensão, que está localizada sobre a Av. Eusébio Matoso, junto à ponte do Rio Pinheiros, batizada de Oswaldo Guedes de Oliviera, também conhecida como "Pontilhão Itaú-Unibanco", passou por uma reforma total pela Subprefeitura de Pinheiros, SELIMP-Secretaria Executiva de Limpeza Urbana,  SMSU-Secretaria Municipal de Segurança Urbana, SMSUB- Secretaria das Subprefeituras e a fiscalização e o monitoramento de zeladoria do local, permanecerá feito periodicamente.

Plano de reformas
As passarelas da capital estão no plano de reforma da Prefeitura, que deverão ser feitas pelas subprefeituras e outras pela SP Obras e SIURB (Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras), no caso da parte estrutural. A que se localiza na Av. Eusébio Matoso que liga ao Shopping Eldorado continua abandonada e com grandes problemas. A concessão encerrou em 2020 e não foi renovada. Qual a razão do desinteresse do shopping, já que o local atende a maioria de seus clientes e funcionários?

Shopping Eldorado não renovou contrato de parceria
Também não ficam atrás das broncas dos pinheirenses, a esquecida passarela da Av. Eusébio Matoso (ao lado do Eldorado). O shopping informa que interrompeu a parceria em 2020 com o município, e os locais estão praticamente abandonados, com muita sujeira, odores de urina, lotado de camelôs, e principalmente sem o uso de elevadores e escadas rolantes, para cadeirantes, idosos e deficientes. Um descaso com todos. Com a palavra a fiscalização da Subprefeitura de Pinheiros, os órgãos municipais responsáveis, bem como GCM e Polícia Militar.

Eldorado nunca se preocupou
A passarela abandonada na Avenida Eusébio Matoso, na frente do Eldorado Shopping, é recorrente há vários anos. Ela está localizada em uma área movimentada, tanto por veículos quanto por pedestres, o que torna sua condição um problema de segurança pública e estética urbana. A falta de manutenção e os elevadores e escadas rolantes, que não funcionam regularmente, prejudicam idosos e pessoas com problemas de locomoção. Também há riscos com a estrutura comprometida, acúmulo de lixo, presença de pessoas em situação de vulnerabilidade e muitos ambulantes no seu interior.

Eldorado responde, mas não convence
Depois de vários contatos, o Shopping respondeu. "Diante da questão noticiada recentemente pela Gazeta de Pinheiros, referente à passarela de pedestres da Avenida Eusébio Matoso, o Shopping Eldorado esclarece que a limpeza e manutenção do espaço não são mais de responsabilidade do shopping, tendo em vista o Termo de Cooperação que foi encerrado em julho de 2020. Ressaltamos que o Shopping Eldorado reitera seu compromisso com a transparência e a integridade em todas as relações estabelecidas em seu espaço comercial, sempre priorizando pela qualidade no serviço prestado, segurança e bem-estar de seus clientes".

O maior beneficiado não renova?
Fica a pergunta da comunidade: se o Shopping Eldorado é o maior beneficiado por seus clientes e funcionários, por que não renova a concessão? Lembramos ainda que o terreno do Eldorado era uma área do INSS-Instituto Nacional do Seguro Social, onde havia vários campos de futebol da "Liga da Várzea" e era passível de um parque público, o que aconteceu com o 'Parque do Povo' na mesma área próxima ao Rio Pinheiros, junto à Ponte Cidade Jardim. A comunidade nunca ficou esclarecida da negociação da Família Veríssimo com o órgão público.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.