06/06/2024 às 22h57min - Atualizada em 06/06/2024 às 22h57min

​Graves problemas com abandono de passarelas na região

Moradores relatam muitos problemas de invasão por moradores de rua e total abandono da “Passarela Verde”, batizada com o nome de Oswaldo Guedes de Oliveira, também conhecida como “Pontilhão Itaú-Unibanco”. O local que foi comemorado como a primeira do gênero sustentável da cidade, pois foi feita toda de material reciclado, é agora um verdadeiro pesadelo para a comunidade. Localizada na Eusébio Matoso, altura número 800, junto à ponte do Rio Pinheiros, tem denúncias de assaltos e roubos diariamente. Falta de manutenção, sem iluminação, moradia de dezenas de indigentes, corrosões na estrutura, lixo e “banheiro ao ar livre” com odores fétidos, impedem o uso de centenas de pedestres, que se arriscam a atravessar a avenida, para não sofrerem outros tipos de perturbação. Também não ficam atrás das broncas dos pinheirenses, as “esquecidas” passarelas da Av. Eusébio Matoso (defronte o Eldorado Shopping), bem como a que liga os Shopping Morumbi e Marketing Place, na Av. Dr. Chucri Zaidan. Segundo informações, as concessionárias dos shoppings têm parcerias com o município, mas praticamente deixam os locais com muita sujeira, cheiro de urina, lotado de camelôs, e principalmente sem o uso de elevadores e escadas, para cadeirantes, idosos e deficientes. Um descaso com todos. Com a palavra a Subprefeitura de Pinheiros, os órgãos municipais responsáveis, bem como  GCM e Polícia Militar.

Eldorado nunca se preocupou
A passarela abandonada na Avenida Eusébio Matoso, pelo Eldorado Shopping, é recorrente há vários anos. Ela está localizada em uma área movimentada, tanto por veículos quanto por pedestres, o que torna sua condição um problema de segurança pública e estética urbana. A falta de manutenção e os elevadores e escadas rolantes, que não funcionam regularmente, prejudicam idosos e pessoas com problemas de locomoção. Também há riscos com a estrutura comprometida, acúmulo de lixo, presença de pessoas em situação de vulnerabilidade e muitos ambulantes no seu interior.

Revitalização
A revitalização dessa passarela, deveria ser feita pelo Eldorado Shopping, segundo informações, concessionário do local e exigido pela Subprefeitura, podendo proporcionar diversos benefícios, incluindo maior segurança para os pedestres, melhor estética urbana e potencial redução de problemas sociais associados a áreas abandonadas. Normalmente, projetos em áreas urbanas densamente povoadas como essa, envolve esforços conjuntos de órgãos públicos, empresas privadas e a comunidade local.
Morumbi Shopping e Market Place também abandonam
Outra passarela abandonada é a que liga o ‘Morumbi Shopping’ ao ‘Market Place’, uma estrutura tubular, que apesar de sua localização estratégica, está com pontos de corrosão, os elevadores ”quebrados” e necessitando de atenção dos citados shoppings concessionários do município. Este tipo de infraestrutura é essencial para facilitar o trânsito de pedestres em uma área de intenso movimento, especialmente nesta zona comercial tão importante.

Revitalização e fiscalização
Para a revitalização, é necessário envolvimento urgente, urgentíssimo da fiscalização e obras da Prefeitura e Subprefeitura de Pinheiros, os concessionários, verdadeiros responsáveis pelo abandono e a comunidade local, para atender às necessidades dos usuários.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.