29/05/2024 às 22h49min - Atualizada em 29/05/2024 às 22h49min

​Retomados os debates sobre o controle das cheias no ‘Beco do Batman’

Foram retomados os debates com a população sobre as alternativas para o combate às cheias do Córrego Verde, que tem impacto direto na região do ‘Beco do Batman’, na Vila Madalena. A iniciativa foi possível após a Justiça derrubar uma liminar de 2010, obtida pelo Ministério Público e pela Associação dos Amigos do Jardim das Bandeiras, que impedia o avanço das obras.

Audiência Pública 
Uma audiência pública presencial, com a participação de técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), moradores locais, associações de bairro, comerciantes e parlamentares, foi realizada no último dia 27.

Depoimentos
“A audiência apresentou 3 projetos de reservatórios, uma galeria linear, um reservatório fechado com um parque linear e um reservatório ‘anfíbio’, este último, segundo o próprio representante da FCTH Pedro Algodoal, é o mais inovador. Na audiência, mostraram essas opções dando destaque a essa alternativa. Agora as opções estão abertas à votação e o período de consulta pública vai até 14 de junho. Este reservatório anfíbio consta nos Cadernos de Drenagem, publicação da Prefeitura”, concluiu o geógrafo Danilo Bueno.

“Essa foi a apresentação da SIURB, onde afirma que o reservatório anfíbio é o mais inovador por ser aberto, sendo possível passear no Rio Verde nos períodos de estiagem”. D.B.

“Diversas associações de bairro estiveram presentes, algumas poucas falas foram contrárias e muitas foram a favor do reservatório”, concluiram.

"O aumento da permeabilidade do solo é urgente, e os próprios estudos da FCTH mostram que as Soluções Baseadas na Natureza podem gerar um grande impacto positivo e trazer os resultados necessários, mas não parece haver vontade da SIURB em seguir por este caminho, pois seriam mais demoradas e custosas para serem implantadas.", relataram os participantes

3 alternativas
Durante a Audiência Pública, que foi transmitida ao vivo e está disponível na íntegra no canal da SIURB no YouTube, a equipe técnica da SIURB apresentou três alternativas para o efetivo controle das fortes cheias do Córrego Verde. A partir dos estudos realizados, foi proposta a construção de um reservatório aberto, um fechado e um linear. As duas primeiras, previstas em área pública (Praça General Oliveira Alvares), contam com a devida recomposição da cobertura vegetal ao final das obras. Já o reservatório linear não prevê supressão de árvores.  Também foi demostrado, com base em dados, que a construção de galerias de reforço, proposta inicialmente pelas associações de moradores, provocaria o agravamento dos alagamentos na região, além de ter maior impacto viário e maior custo. 

‘Soluções Baseadas na Natureza’ 
A longo prazo, além do reservatório, as alternativas apresentadas preveem etapas complementares com outras obras estruturais e com “Soluções Baseadas na Natureza” (SBN), como a permeabilização dos passeios públicos, implantação de jardins de chuva e praças de infiltração. A população pode continuar a enviar sugestões sobre o tema até do dia 16 de junho pelo e-mail [email protected]. As conclusões e o plano de trabalho para execução da obra serão publicados em agosto.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.