15/12/2023 às 00h32min - Atualizada em 15/12/2023 às 00h32min

​Ampliação da faixa azul de motos em estudos na capital

A Prefeitura foi autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) a ampliar o projeto-piloto da Faixa Azul na cidade. O Executivo já solicitou ao Senatran o estudo para outras vias. Av. Rebouças não está contemplada, pois não tem condições mínimas de espaço para receber este projeto, afinal além de duas vias de autos, possui ciclovia e faixa exclusiva de ônibus e ainda tem, segundo pesquisas oficiais, o pior trânsito da capital.
A primeira autorização concedida pela Senatran englobou duas frentes de ampliação do projeto-piloto. A primeira trata da prorrogação do prazo para ampliação da Faixa Azul do Corredor Norte-Sul no sentido Aeroporto. Atualmente, a Faixa Azul do Corredor está entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad, na Av. 23 de Maio, totalizando 5,5 km de extensão.  Com a prorrogação do prazo de implantação, outros 7 km serão sinalizados, compreendendo a Av. Santos Dumont (desde a Ponte das Bandeiras), Av. Tiradentes, Av. Prestes Maia e, na outra ponta, a Av. Rubem Berta (até a Av. Indianópolis) e a Av. Moreira Guimarães (até o Vd. João Julião da Costa Aguiar).   
A segunda frente de ampliação da Faixa Azul diz respeito à implantação do projeto-piloto em outros oito eixos viários da cidade, totalizando 64 km. São eles: Av. Nações Unidas (7 km de Faixa Azul somando os dois sentidos); Avenidas Sumaré e João Paulo VI (6,8 km); Av. Brig. Faria Lima (9,2 km); Av. Zaki Narchi (3,6 km); Av. Luiz Dumont Villares (5 km); Av. Miguel Yunes (4 km); Av. do Estado (8,2 km); e Avenidas Jacu Pêssego, Nova Trabalhadores e Vice Presidente José de Alencar G. da Silva (20,2 km). A previsão para conclusão da  implantação da sinalização da Faixa Azul nas vias autorizadas é janeiro de 2024. 

Vias em estudo
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito e da Companhia de Engenharia de Tráfego, entregou ao Senatran um novo pedido de autorização para ampliação do projeto-piloto. A solicitação é para implantação de mais 120 km de Faixa Azul distribuídos entre a Estrada de Itapecerica; Av. Sen. Teotônio Vilela; Av Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Melo; Av. Washington Luis; Av. Eng. Armando de Arruda Pereira; Av. Inajar de Souza; Av. do Cursino; Av. Jorn. Roberto Marinho; Av. Escola Politécnica; Rua Vergueiro; Eixo Norte/Sul (sentido Santana); Av. Santos Dumont (trecho da zona norte); Av. Braz Leme; Rua Santa Eulália; Elevado Pres. João Goulart; Av. Dr. Gastão Vidigal; Av. Aricanduva; Túnel Ayrton Senna I; Av Dr. Ricardo Jafet; Av. Prof. Abraão de Morais; Complexo Viário Maria Maluf; Av. Pres. Tancredo Neves; Av. Salim Farah Maluf; Viaduto Aliomar Baleeiro; Av. Gov. Carvalho Pinto/Av. Dom Helder Câmara/Av. Calim Eid; Av. Eliseu de Almeida; Av. Pirajussara; Rua Sapetuba. Dessa forma, fica encaminhado o cumprimento da meta de gestão de implantação de uma rede de 200 km de Faixa Azul na Capital.

Bons resultados 
Dados de monitoramento dos dois projetos-pilotos implantados até o momento (23 de Maio e corredor Bandeirantes - Afonso D’Escragnolle Taunay) mostram que não foram registrados óbitos de motociclistas em ambas as vias, desde que receberam a nova sinalização. O número de acidentes graves e com vítimas também diminuiu. O índice de utilização da Faixa Azul pelos motociclistas é alto, de aproximadamente 80% na Av. 23 de Maio e de 90% no eixo da Av. dos ­Bandeirantes.  
Os resultados, segundo o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo de Lima Catão, já estão inspirando outras cidades a seguir o modelo. “São Paulo tomou essa iniciativa e outras cidades estão fazendo o mesmo. Isso criou, na câmara temática, uma espécie de jurisprudência. A adoção de alguns critérios, mais ou menos padronizados vai agilizar, também, a análise dos novos projetos.” 
O presidente do Sindicato dos Motoboys de São Paulo e Região (SindimotoSP), Gilberto Almeida dos Santos, ressaltou que a Faixa Azul traz equilíbrio e segurança em relação ao confronto entre carro e motociclista mais tranquilidade para todos e é um ponto de equilíbrio para ambos no trânsito. “ A faixa azul traz mais tranquilidade para todos e é um ponto de equilíbrio para ambos no trânsito. E o principal, salvar vidas e diminuir o número de acidentes fatais.”  
Pesquisa realizada pelo Departamento de Educação e Pesquisa da CET aponta que 96,9% dos motociclistas ouvidos percebem o projeto da Faixa Azul como benéfico para a mobilidade, 2,1% informaram que não e 1% não respondeu. Já a percepção dos motoristas como um projeto benéfico para a cidade fica em 87,3%; 7,6% responderam que não acham a iniciativa benéfica e 5,1% não responderam aos questionamentos.

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