01/12/2023 às 00h06min - Atualizada em 01/12/2023 às 00h06min

​Shows e jogos no Estádio do Morumbi prejudicam demais o trânsito e os moradores

Desde a fatídica Copa do Mundo realizada no Brasil, em 2014, quando a seleção sofreu a sua maior goleada (7 a 1 para a Alemanha), que o Estádio do Morumbi e a infraestrutura de trânsito, sem nenhum investimento público, começaram a sofrer um verdadeiro caos na região. As promessas dos governos federais e estaduais de melhorias com a inauguração da Linha 17 Ouro do Metro-Monotrilho, implementação de novas avenidas e a total modernização e reforma do estádio, nunca se realizaram, apesar da expectativa de toda a população.

Custo absurdo da FIFA no Morumbi para a Copa
A FIFA impôs na época valores astronômicos da reforma total do Morumbi, o que não foi acatado pela diretoria do São  Paulo, que mostrou revolta e desconfiança das exigências absurdas. Informam que os custos levantados seriam na base de R$ 300 milhões, mas a entidade maior do futebol, "orçou" em 800/900 milhões, com construtora indicada por ela. O  Governo Lula, na época, "financiador" da obra, também se desinteressou, pois sempre esteve focado em transferir a obra para Itaquera, no estádio Corinthiano (valor superior a R$ 1 bilhão, que até hoje não foi pago aos cofres públicos). Assim, o marco do estádio, que é a cara do bairro, agora mostra problemas insolúveis de instalações, estacionamento e infraestrutura que afetam a todos.

Depoimentos apontam problemas
“Sem estrutura de estacionamento, problemas de assaltos e roubos dos frequentadores, filas intermináveis que invadem as ruas e avenidas próximas com trânsito caótico e interrupção das vias de acesso, os inúmeros e frequentes shows do Morumbi, estão causando grandes problemas na região.”

“Os dirigentes do São Paulo F.C. podem afirmar que o estádio já estava instalado, antes do crescimento desordenado do bairro.  Mas nossa alegação é que com a falta de modernização das instalações e principalmente estrutura para receber grandes públicos, sem estacionamento, e péssimos serviços da CET, em dias de shows ou jogos, ninguém passa pelo local e não existem alternativas próximas.” A.D.

“Os grandes problemas são as balbúrdias após os eventos. Sem disciplina e efetivos da GCM e PM, o barulho vai até altas horas das madrugadas.” W.L.

“O Morumbi é uma temeridade para shows. Já passei dois ‘perrengues’ em shows do 'You Two' e dos 'Rolling Stones'. Neste último foi muito grave a saída do show. Eu interditaria para grandes shows, até que garantam maior segurança.” O.M.

“O caos no trânsito impera na região, principalmente se são realizados durante a semana shows e jogos.” C.D.

“Quanto a Copa do Mundo de 2016, o interesse foi político. Pois tanto Pacaembu e o estádio da Lusa reuniam mais condições para reformas mais econômicas. Tanto quanto localização, facilidades de se chegar, metro e vias de grande fluxo.” W.T.

“Quando se tem um grande evento, tem-se mesmo muitas propostas não realizadas, apenas ‘fogo de palha’. Veja o caso de gastos de milhões em projeto para a estrutura, se não foram realizadas aqui?” D.E.

Operação conjunta
A Companhia de Engenharia de Tráfego informa. "Sempre que há evento/shows, são realizadas reuniões com o organizador do evento, PM, GCM e Subprefeitura. Depois realizamos o planejamento da operação, como desvios e bloqueios. O acesso dos moradores às vias é liberado, e há restrições de acesso na Praça Roberto Gomes Pedrosa e Av. Giovanni Gronchi, entre a Rua Prof Paulo Pupo até a Rua Dr. Erasmo Teixeira de Assunção." 

Críticas de todos
Na verdade, a interrupção de trânsito vai desde a Av. João Saad e todas as travessas, bloqueando completamente o trânsito na região, por grandes períodos, sem alternativas viáveis para os moradores. O abuso dos "guardadores" de carro, muitos assaltantes, e a venda de bebidas irregulares em torno do local é grande e sem fiscalização eficiente. Tanto a Subprefeitura, como a PM não colocam efetivos em número condizente.

PM informa
A Polícia Militar informa fazer o policiamento nos locais e nos pontos de grande fluxo de pessoas, que se deslocam para os eventos. Recebem patrulhamento realizado por meio de equipes de Força Tática, ROCAM e as Rondas Ostensivas. A Polícia Civil atende a demanda no caso de registro de ocorrências. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.