16/11/2023 às 23h50min - Atualizada em 16/11/2023 às 23h50min

​Duas CPIs da Enel estão mostrando a incapacidade da empresa

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) destinada a investigar a atuação da concessionária de energia Enel, presidida pelo deputado Thiago Auricchio (PL), ouviu o presidente da empresa Max Xavier Lins, no último dia 14. Ele já havia sido convidado, e agora foi convocado, para falar sobre as supostas irregularidades, desde que a empresa comprou a Eletropaulo em 2018, e foi a que mais recebeu multas nos últimos anos e segundo denúncias, reduziu seu quadro de funcionários drasticamente. CPI na Câmara dos vereadores também está instalada. Moradores querem a cassação da outorga à Enel e afirmam que ela só pensa em lucro e não está preocupada com o atendimento aos paulistanos. E a Defesa Civil alerta para hoje (17) e domingo, mais ventos fortes e muita chuva.

Depoimentos apontam problemas
“Pinheiros ficou sem luz por mais de 7 dias. Na rua Amaro Cavalheiro, da rua Paes Leme até a Rua do Sumidouro sem energia. Um verdadeiro absurdo, mesmo com tantos chamados pela cidade. Fica minha indignação pelo alto valor do serviço cobrado, e não temos nem o atendimento telefônico. Restaurantes perderam seus alimentos, escritórios sem trabalhar (olha o tamanho do prejuízo). Péssimos serviços!” S.S.

“E não existe manutenção efetiva das redes, troca de fios, ação conjunta com a prefeitura em relação a poda de árvores, que é sempre um problema. Nada funciona, só fazem algo quando o caos já está instalado.” S.A.

“Realmente lamentável o serviço prestado pela Enel, pois eles reduziram o quadro de funcionários em 2019, mesmo tendo um aumento na demanda de serviços. Estão visando somente lucro, porque outro dia ficamos 48 horas sem energia em um dia comum, sem chuva e sem vento, o que mostra pura ineficiência na prestação de serviço.” R.B.

“Essa situação está acontecendo em vários lugares do Estado de SP. A suposta alegação da Enel é que várias linhas de transmissão foram destruídas com o forte vendaval e estão sendo refeitas, porém é um serviço difícil e demorado.” S.J.

Calor também provoca falta de energia
Na segunda-feira (13), São Paulo chegou muito próximo dos 38ºC, batendo o recorde histórico de alta temperatura do ano. Isso pode ter sido um dos fatores para a queda de energia sentida em algumas partes da cidade. De acordo com matéria da CNN, reportagem aponta que a ISA CTEEP, que opera a transmissão de energia em São Paulo, registrou “elevações abruptas” da carga da distribuidora. A região da Avenida Faria Lima teria aumentado em 36% a demanda.

Câmara Municipal tem CPI do caso
De acordo com o Legislativo, o Presidente da CPI e autor do requerimento , que propôs sua criação,  vereador João Jorge (PSDB), reforçou a insatisfação da população paulistana com a Enel, especialmente após os recentes eventos climáticos que deixaram milhares de imóveis sem energia na cidade.
“A instalação da CPI é para apurar: o que houve? Que descaso é esse da Enel? Houve um desmantelamento dos serviços? Isso inclusive está comprovado, pois nos últimos anos o número de reclamações aumentou muito”, pontuou João Jorge.
O vereador Ricardo Teixeira (UNIÃO), eleito vice-presidente da CPI, destacou a urgência em convocar o presidente da Enel e realizar diligências nas áreas de atuação da concessionária. Ele ressaltou a necessidade de verificar contratos, planos de contingência e o centro de controle da empresa, enfatizando as falhas recorrentes nos serviços desde 2018.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.