16/11/2023 às 23h36min - Atualizada em 16/11/2023 às 23h36min

​Transporte público da capital perdeu 30% dos passageiros

De acordo com a Agência Brasil, o sistema coletivo público de transporte da capital paulista perdeu 30% ou quase um terço de seus passageiros nos últimos 10 anos. Em 2013, o sistema transportou 2,9 bilhões de passageiros, número que caiu para 2,04 bilhões em 2022. No mesmo período, a população da cidade aumentou 3,2%.
A queda na quantidade de passageiros foi acentuada no período da pandemia de Covid-19, a partir de 2020. No entanto a redução já era visível no período anterior, de 2013 (2,9 bilhões de passageiros transportados) a 2019 (2,6 bilhões), período em que caiu 9,8% e a população da cidade aumentou 3,6%. Os dados são do pesquisador Daniel Santini, baseados em informações da prefeitura de São Paulo.
Segundo Santini, o encolhimento das viagens no transporte público da cidade é representativo do que está ocorrendo nas demais cidades do país. Ele afirma que a forma de financiamento do sistema, baseada na cobrança de passagens nas catracas, cada vez mais caras, está se esgotando, e precisa ser repensada. Outra forma que tem sido adotada para enfrentar o problema da diminuição do número de passageiros é redução da quantidade de ônibus nas ruas. ”.

Tarifa zero é debatida na Câmara
De acordo com a Câmara de Vereadores, as questões que envolvem a implantação da tarifa zero no sistema de ônibus foram debatidas em reunião realizada pela Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica da Câmara. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.