12/10/2023 às 00h27min - Atualizada em 12/10/2023 às 00h27min

​Ser professor está difícil mas não é impossível

Sueli Pacheco

O professor executa vários papéis que são muito importantes para a formação dos nossos estudantes.
A maioria desses papéis caberia a família exercer, mas sabemos que muitos pais ou responsáveis não sabem educar ou não estão preparados para desempenhar esse papel com os seus filhos.
Dentre tantas funções que o professor tem uma delas é preparar o plano de aula, que deve conter as habilidades que serão trabalhadas, pensar na metodologia que vai utilizar nos recursos didáticos e no tipo de avaliação.
Pensamos nas estratégias e esperamos que a nossa aula seja entendida pelos alunos, afinal eles têm que aprender.
Acabamos ficando frustrando quando percebemos que o desinteresse da maioria dos estudantes é tão grande que a nossa aula não significa nada.
Temos que encontrar a luz no fim do túnel, afinal temos que apresentar resultados positivos do trabalho que estamos realizando.
O aluno pode odiar a sua disciplina, mas se ele gostar de você o relacionamento vai ser mais fácil.
Somos seres humanos, temos qualidades e defeitos, mas na nossa profissão não podemos deixar que os nossos alunos percebam as nossas fraquezas, pois eles vão se aproveitar para nos massacrar.
Quando estamos motivados tudo se torna mais fácil, para o aluno é a mesma coisa, se ele se sentir bem no ambiente escolar vai desempenhar melhor o seu papel de estudante.
Saber ouvir, ter empatia e estar num ambiente gostoso e tranquilo é bom para todos.
Está difícil, muitas vezes pensamos em desistir, perdemos a motivação, as cobranças por resultados são enormes, mas não podemos perder o foco.
O papel do professor é muito importante para a formação cognitiva e intelectual dos estudantes, assim permite a assimilação de informações, construção de habilidades e desenvolvimento de competências que são essenciais para enfrentar desafios pessoais e profissionais.
Vamos continuar tentando realizar um ótimo trabalho.
Professor, não desista, os estudantes precisam de vocês.
Feliz Dia do Professor!
Sueli Pacheco. Pós-Graduada: Neuropsicopedagogia e Marketing/MBA; Graduada: Turismo, Geografia e Pedagogia

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.