07/03/2024 às 23h52min - Atualizada em 07/03/2024 às 23h52min

​8 de março: Dia Internacional da Mulher. Você se sente completa?

por Maristela Carvalho

O tema desta data para 2024, instituído pela OMS é “Investir nas mulheres: Acelerar o progresso”. Mas como fazer isso se ainda nos sentimos frágeis, dependentes e inferiorizadas? 
Não importa o quanto você seja independente, bem-sucedida, tenha uma carreira sólida e até mesmo uma legião de fãs. A cantora Miley Cyrus recentemente expôs detalhes do seu relacionamento com o ator Liam Hemsworth, suas fragilidades e a sua volta por cima na música Flowers, com a qual recebeu os dois primeiros Grammys da sua carreira.
A música voltou à mídia e trouxe de volta o debate sobre amor-próprio, dependência emocional e as armadilhas que um relacionamento em desequilíbrio pode trazer, impedindo o crescimento e a autonomia daquele que se sente dependente de outro para se sentir completo e feliz.
“Será que a gente precisa de outra pessoa para nos sentirmos completos?”, questiona a psicanalista Maristela Carvalho.
Seja no âmbito amoroso, entre mãe e filhos ou até mesmo na área profissional, é sempre importante avaliar o quanto dependemos destas relações para seguir em frente, para crescer, tomar decisões ou simplesmente para nos sentirmos completos.
“Quando colocamos a nossa felicidade e empoderamento na mão de alguém, como se dependêssemos do outro para decolar e obter as coisas, passamos o poder para essa pessoa e, com isso, perdemos força. Aos poucos, aumenta a sensação de que não somos capazes, por conta própria, de conquistar as coisas, de cumprir objetivos ou realizar nossos desejos”, explica Maristela.

Veja quem está do seu lado
Esta dependência impede que a gente se empodere e decole. Nos paralisa frente aos obstáculos da vida, dificultando as tomadas de decisão e estagnando o nosso crescimento.
Segundo a psicanalista, quando nos sentimos verdadeiramente empoderados, quando não precisamos de ninguém como muleta, todos que estiverem à nossa volta participarão de nossa vida como parceiros de crescimento, complementando, somando.
“Por isso, é importante que estejamos cercados de pessoas que nos ajudem a enxergar o nosso potencial e fortalecer a nossa capacidade de crescimento, de acreditar em nós mesmos.”
Isso vale para qualquer tipo de relação, não apenas em um casal, mas também entre amigos, pais e filhos, quaisquer pessoas que possam estar próximas e que nos ajudem a nos enxergar, a nossa história e nossas dificuldades. Que agreguem e potencializem as nossas qualidades.

Peça ajuda
Não é fácil identificar uma dependência, especialmente a emocional. É preciso autoconhecimento, para podermos entender a nossa história e perceber as nossas fragilidades e potencialidades, aponta Maristela.
“Esta percepção será possível revisitando cada trajetória ao longo dos problemas, o que muitas vezes requer apoio de um profissional, com o acompanhamento terapêutico, uma análise”.
Maristela Carvalho é formada em pedagogia pela PUC/SP; em psicanálise pelo Centro de Estudo Psicanalítico; e em psicologia pela Université Lumière Lyon II, na França. É membro do Grupo APOIAR e do Centro de Refugiados da USP, nos quais presta serviços de apoio à saúde mental para refugiados e pessoas em situação de vulnerabilidade social, e do Órion Instituto Médico.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.