28/09/2023 às 23h25min - Atualizada em 28/09/2023 às 23h25min
‘Jardins de Chuva’ minimizam efeitos de alagamentos
Já foram implantados mais de 300 'Jardins de Chuva', iniciativa aprovada por engenheiros e ambientalistas, que contribuem para redução de pontos de alagamentos, pelo Executivo Paulistano. A obra auxilia de forma eficiente a permeabilidade do solo por meio de uma drenagem natural, além de deixar a cidade ainda mais bonita. São áreas verdes inovadoras, que somam a beleza de folhas e flores à funcionalidade de captação de águas pluviais. Além das funções em infraestrutura verde, essas modalidades ampliam as possibilidades de bem-estar, lazer, permeabilidade e biodiversidade urbana, enquanto auxiliam no escoamento. Os jardins filtram a água para uma rede de drenagem subterrânea e evitam o acúmulo na superfície.
"A implantação de áreas verdes é muito importante para diminuir a aridez da cidade, com a utilização de plantas e flores. Porém mais do que isso, os jardins de chuva têm como diferencial a capacidade de drenar a água que até então ficava acumulada no asfalto. É mais uma medida para diminuir os pontos de alagamentos", afirma Alexandre Modonezi, Secretário Municipal das Subprefeituras.
Os jardins estão distribuídos nas zonas norte, sul, leste, oeste e centro. Entre os distritos contemplados, entre outros, de nossa região estão Butantã, Capela do Socorro, Lapa, Pinheiros e Sé. Todas as obras foram realizadas por equipes já contratadas pelas Subprefeituras.