14/09/2023 às 23h06min - Atualizada em 14/09/2023 às 23h06min

CET nada faz e comunidade se une por melhorias no trânsito da Giovanni Gronchi

Continuam os protestos da comunidade contra a CET, que nada faz para melhorar o corredor viário da Avenida Giovanni Gronchi. A Cia. de Engenharia de Trânsito, que teve recentemente seu presidente demitido, não realiza estudos, nem faz monitoramento adequado e descarta sugestões de engenheiros, de entidades representativas e da população, deixando a importante via ao abandono . O caos continua com sentido do tráfego de mão simples, para veículos nos horários de pico de maior trânsito, sentido bairro/cidade (6 às 10 horas) e cidade/bairro (16 às 20 horas), além do problemático corredor de ônibus implantado nesta estreita via, em todo o traçado e com inúmeras ruas perpendiculares, para acesso às áreas residenciais.
O Morumbi News, Jornal do Butantã e Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais está acompanhando e conversando com moradores prejudicados e lideranças locais sobre o tema:
“Morumbi ilhado”
“O Morumbi está ficando a cada dia mais ilhado, principalmente nos horários de pico das escolas e das empresas, quando trechos de menos de um quilometro da Giovanni Gronchi, costumam consumir mais de uma hora de congestionamento. Esse é um tempo insano e que expõe cotidianamente os motoristas e seus passageiros a riscos crescentes de assaltos por motoqueiros, que tem aumentado significativamente. E o pior, querem colocar esses riscos na conta do policiamento, enquanto que o fato gerador da violência é o inadequado e superado sistema viário dessa via”, concluem diretores da SAMOVIS-Sociedade Amigos do Morumbi e Vila Suzana, que no último dia 14, junto com população local, organizou um encontro virtual, para apresentar para à comunidade um projeto de melhoria do trânsito para o bairro do Morumbi, principalmente no corredor da Av. Giovanni Gronchi, o mais complicado gargalo da região.
Como alternativas para região, foram apontadas as necessidades de “obras para termos uma avenida alternativa paralela à av Giovanni Gronchi (ex: perto do Cemitério Gethsêmani com saída na Rua Crítios) ou 5a. faixa reversível”. A.M.
“Via obsoleta”
“Entre os principais problemas enfrentados no trânsito local está uma via obsoleta e sem vazão para tanto movimento. Atualmente, os motoristas ficam parados na Giovanni entre ‘Estádio do Morumbi’ e ‘Colégio Santo Américo’ e depois até o ‘Ladeirão do Morumbi’ (Rua Thomas de Carvalho/Flavio Americo Maurano) por muito tempo, em ‘horários de pico’, para percorrer menos de 800 metros, com cerca de 5 semáforos e uma única faixa sentido Estádio-João Dias. Trecho extremamente perigoso da Av. Giovanni Gronchi pois fica entre as Comunidades de Paraisópolis e do J. Colombo. De manhã temos o mesmo problema no sentido bairro cidade, com milhares de moradores dos prédios das regiões tentando sair de casa e dos pais levando seus filhos nos inúmeros colégios: ‘Porto Seguro’ (2 unidades), Graded School’, ‘Santo Américo’, ‘Nossa Senhora do Morumbi’, ‘Miguel de Cervantes’, além dos menores espalhados pela região, concluem os ‘Vizinhos Solidários Jardim Morumbi ‘ 
Quais são as sugestões para melhorar o fluxo de veículos?
Samovis – “Precisamos com urgência de obras estruturantes, resgatando projeto antigos que já previam vias alternativas, tuneis de interligação, ‘semáforos inteligentes’ e sincronizados da Giovanni, policiamento nas escolas nos horários de aula impedindo filas duplas, corredor ligando pontos específicos (Estação João Dias até o terminal Morumbi, ou do Taboão até a av. Consolação), não se concebe tantas linhas de ônibus se cumulando na Giovanni. Enfim, é só ouvir um pouquinho a comunidade, tudo isso flui como demandas em qualquer encontro sobre o tema. Mas achamos que ouvir isto, não convém aqueles que estão consumindo tributos para resolver e não resolvem.”    
Samovis – “A CET é um órgão que existe para qualificar o viário urbano, e são eles que devem acompanhar essa evolução, e se antecipar na apresentação previa de soluções. É inadmissível que as competências elevadas da CET não consigam prever e garantir orçamentos para os investimentos exigidos. Ao invés disso, coloca seus gerentes nas ruas para medidas paliativas, quase sempre absurdas para o contribuinte afetado e descomprometidas com a eficácia efetiva, agindo num evidente ‘me engana que eu gosto’. Esse órgão tem que entender que está a serviço da comunidade e precisa, no mínimo, se comunicar melhor com ela.”

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