01/09/2023 às 00h18min - Atualizada em 01/09/2023 às 00h18min
Entrega de obras do Terminal de Santo Amaro
O prefeito, Ricardo Nunes, acompanhou no último dia 28, da entrega das obras de requalificação e benfeitorias do Terminal de Santo Amaro, na Zona Sul da cidade. Além de estar totalmente acessível, o local, que recebe 100 mil pessoas por dia, tem novos sanitários públicos, acessíveis, familiares e sustentáveis, com a utilização de água de reuso, mictórios que não utilizam água e minimizam o odor e equipamentos antivandalismo. O terminal também tem um novo Centro de Controle Operacional, com mais de 70 câmeras, visando aumentar a segurança dos passageiros.
“O terminal foi todo reestruturado e reformulado com a qualidade que o cidadão merece. As pessoas merecem ter um serviço de qualidade, um banheiro limpo e adequado, acessibilidade, bicicletário e toda a infraestrutura necessária com uma central de monitoramento”, disse o prefeito.
As melhorias incluem ainda a instalação de um novo posto de atendimento para informações e venda de créditos do Bilhete Único, bicicletário com controle de acesso e capacidade para mais de 50 bicicletas e a implantação de refeitório, que leva conforto aos motoristas, cobradores e fiscais das 62 linhas que circulam no terminal. Além disso, o local passa a contar com um sistema de combate a incêndio, novo sistema de iluminação com tecnologia LED, novos bancos e lixeiras.
Concessão
O Santo Amaro está entre os dez terminais concedidos no bloco sul no ano passado, sob responsabilidade da SPE São Paulo Sul S.A. Além dele, também estão nesse lote os terminais Água Espraiada, Bandeira, Capelinha, Grajaú, Guarapiranga, Jardim Ângela, João Dias, Parelheiros, Santo Amaro e Varginha. O valor do contrato é R$ 2.210.440.320,00. De acordo com o contrato de concessão, as melhorias em todos os terminais devem ser concluídas até novembro de 2024. Assim, o Terminal Santo Amaro é o primeiro a ter as intervenções concluídas, 15 meses antes do prazo final.