24/08/2023 às 23h45min - Atualizada em 24/08/2023 às 23h45min

Opiniões sobre zoneamento da Rebouças divergem

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento informa que o zoneamento da Avenida Rebouças é majoritariamente composto por ZER (Zona Estritamente Residencial), ZEU (Zona Eixo de Estruturação da Transformação Urbana) e ZCOR (Zona Corredor). 

Lei de Zoneamento
Essas e as demais zonas da cidade foram demarcadas pela Lei de Zoneamento, tendo como base as características de cada local e as intenções de mudança desejada, sendo objeto de debate e participação popular.
Proprietários de casarões solicitam a troca do Zoneamento do lado “par”, para “adequar e equiparar o tratamento do zoneamento da Avenida Rebouças de ambos os lados, face às transformações ora em andamento, uma medida fundamental e benéfica para toda a cidade”.

“Tratamento diferente”
“O lado par da Rebouças recebe um tratamento diferente que o lado ímpar. Isto porque o lado ímpar faz limite com o Jardim Paulistano que é uma Zona estritamente residencial. Porém, esta alegação não resiste, pois a Avenida Faria Lima também tem limite com o Jardim Paulistano e lá tudo é permitido mesmo sendo um ZCor (corredor) como a Av. Rebouças. As consequências são que o IPTU é proibitivo no local os proprietários são obrigados a abandonar seus imóveis e ninguém consegue nem alugar nem vender pois há restrições quanto ao uso e construção”, argumenta Tomaz Schetty.

Área estritamente residencial 
A AME Jardins quer resguardar os direitos dos moradores e restringe uso e ocupação de toda a faixa do lado ímpar se posicionando contraria à proposta.
“Somos absolutamente contrários à ideia, não faz o menor sentido a construção de edifícios além dos 10 metros de altura hoje permitidos no lado dos Jardins da Avenida Rebouças. Adensar nesse lado da via é destruir boa parte dos Jardins, um modelo urbanístico plenamente consolidado, favorecendo apenas meia dúzia de proprietários e os eternos especuladores imobiliários. Vale ressaltar que a região não foi concebida para receber empreendimentos desse porte, não havendo estrutura ou capacidade de suporte”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.