18/08/2023 às 00h19min - Atualizada em 18/08/2023 às 00h19min

​Continuam os estudos da polêmica instalação da faixa azul exclusiva de motos na Rebouças

A equipe da CET realiza estudos para a viabilidade de implementação da faixa azul exclusiva para motos, em inúmeras vias da capital e também na estreita Avenida Rebouças, hoje a que tem mais trânsito na cidade. A via é uma das mais utilizadas na ligação da zona central à oeste e atualmente são quatro faixas, sendo uma exclusiva de ônibus, duas para veículos e motos e uma para a perigosa ciclovia, sobre as guias com muitos buracos e deformações no solo. Hoje a “disputa” na via de motos, carros, ônibus e bikes é muito complicada e não há espaço para mais nada, o que impede qualquer reestruturação com acréscimo de nova faixa.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego pretende expandir o projeto da Faixa Azul para mais 220 km em vias importantes da cidade. O projeto-piloto implantado na Avenida 23 de Maio completou um ano sem registros de mortes nas vias e trechos onde a faixa autorizada e acompanhada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) foi implantada.
Questionada sobre o tema, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito informa que a via passa por estudos e qualquer nova sinalização deverá ser autorizada pela SENATRAN. A SMT ressalta que respeita os ciclistas e a ciclovia permanece na Av. Rebouças.

Avenida Rebouças
A Rebouças foi aberta em 1916, e seu traçado remonta a trecho do antigo ‘Caminho do Peabiru’. Nos anos 1930, passou a ser uma das principais ligações listadas no “Plano de Avenidas” do então prefeito Francisco Prestes Maia. Ela tem seu início na Rua da Consolação, na altura do número 2608, no Complexo Viário Rebouças, e estende-se até a Marginal Pinheiros. Seu trecho principal é duplicado e tem extensão de 3,3 quilômetros, terminando na Avenida Brigadeiro Faria Lima, no cruzamento onde se localiza o Túnel Jornalista Fernando Vieira de Mello, inaugurado em 2004. Devido à grande importância de centro financeiro e comercial, a avenida apresenta tráfego intenso de veículos durante quase todo o dia, segundo dados do Executivo, o maior da cidade.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.