03/08/2023 às 22h15min - Atualizada em 03/08/2023 às 22h15min

​Oppenheimer: comunista ou patriota?

Rogério Candotti | [email protected] | blogdorogerinho.wordpress.com

Oppenheimer: O Triunfo e a Tragédia do Prometeu Americano foi a obra literária vencedora do prêmio Pulitzer na qual o diretor Christopher Nolan se baseou, a partir da comparação do genial físico teórico com o deus grego mitológico que roubou o fogo dos deuses para salvar a humanidade e acabou sendo punido eternamente: “Agora me tornei a morte, a destruidora de mundos”(O Bhagavad Gita). Assim, o Pai da Bomba Atômica (Cillian Murphy) cravou o fim da Segunda Guerra após a rendição japonesa, quatro meses depois da alemã, embora tenha sido acusado de espionagem russa, perdendo as credenciais até 1963 quando o presidente Lyndon B. Johnson (Hap Lawrence) lhe concedeu o prêmio Enrico Fermi como forma de reabilitação política, ao estilo 12 Homens e uma Sentença. Ocorre que 150 mil pessoas estiveram envolvidas no Projeto Manhattan coordenado por ele: incluindo seis mil cientistas entre físicos, metalúrgicos e químicos na sede principal de Los Alamos, Novo México, cuja maioria era composta por judeus vindos da Europa, filiados ao Partido Comunista dos EUA: como Lewis Strauss (Robert Downey Jr.), o irmão Frank Oppenheimer (Dylan Arnold), a esposa alcoólatra Kitty (Emily Blunt), — o melhor amigo que criou seu filho, Haakon Chevalier (Jefferson Hall) — e a amante militante Jean Tatlock (Florence Pugh), responsável por introduzi-lo na política, antes de suicidar-se ou ser assassinada. Nessa época, a URSS era aliada dos EUA, pois Franklin Roosevelt chamava Josef Stalin carinhosamente de “Uncle Joe”, cuja campanha foi financiada pelos Rockefeller e os criadores do Banco Central Americano. No entanto, havia a possibilidade remota daquele teste Trinity no deserto provocar uma reação em cadeia incontrolável, queimando toda a atmosfera, mas impediu os nazistas de possuir as bombas de plutônio e urânio Little Boy e Fat Man antes do Presidente Democrata Harry Truman (Gary Oldman) jogá-las em Hiroshima e Nagasaki: 6 e 9 de agosto de 1945, graças ao dinamarquês Niels Bohr (Kenneth Branagh), aos húngaros Leo Szilard, Eugene Wigner, Edward Teller (Pai da Bomba de Hidrogênio) e Albert Einstein (Tom Conti), os quais avisaram o presidente Roosevelt da venda de urânio da Bélgica para a Alemanha, pouco antes de a Polônia ser invadida. O Projeto Manhattan foi dirigido pelo General Leslie Groves, interpretado por Matt Damon em 2023, e pelo saudoso Paul Newman em O Início do Fim (1989), junto ao casal vivido por John Cusack e Laura Dern como Michael Merriman e Kathleen Robinson. “É uma verdade profunda e necessária que as coisas importantes na ciência não são descobertas porque são úteis: elas são descobertas porque foi possível encontrá-las” (Julius Robert Oppenheimer 1904 – 1967).
Por conseguinte, O Dia Seguinte (1983) foi visto por mais de 100 milhões de pessoas em 39 milhões de lares, equivalente a 62% da audiência, durante a transmissão inicial em 20 de novembro de 1983 pela rede ABC. O filme televisivo teve a maior audiência da história até então, cujo enredo introduz propositadamente noticiários confusos, gerando dúvida de quem atacou primeiro: EUA ou URSS, uma vez que o foco não era apontar culpados, e sim conscientizar o público sobre um ataque nuclear em grande escala. Os alvos escolhidos foram as bases militares na cidade do Kansas que acabou excluindo-a do mapa ao lotar o principal hospital de mutilados, enquanto médicos operavam sem energia, devido ao pulso eletromagnético nuclear. Quem sobreviveu às explosões ou foi envenenado por radiação de forma lenta e dolorosa, ou quase morreu de fome, escondido no porão de sua casa.
Jogos de Guerra (1983) é outro filme inocente de Sessão da Tarde estrelado por Matthew Broderick, o mesmo de O Feitiço de Áquila e Curtindo a Vida Adoidado, cuja influência fomentou a criação de uma lei americana no ano seguinte que proibia o acesso a computadores oficiais e outra em 1990 criminalizando atividades de hacker. Ao contrário do documentário homônimo britânico e do longa-metragem realista Limite de Segurança, WarGames é uma simulação de ataque nuclear surpresa, feita acidentalmente por um adolescente — mistura de MacGyver e Stephen Hawking — que da mesma forma quase provocou a Terceira Guerra Mundial. Ocorre que para terminar aquela brincadeira pacificamente, David (Broderick) e a colega Jennifer (Ally Sheedy) voltaram às origens em busca do criador daquela inteligência artificial sapeca. O niilista pessimista Stephen Falken (John Wood) vivia ilhado, sem esperanças na humanidade após a morte do filho. Não jogar fez o supercomputador Whopper entender a derrota após os burocratas pragmáticos do Pentágono aceitarem prudentemente aquele risco de morte sem atacar, baseado em falsas informações.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.