03/08/2023 às 22h02min - Atualizada em 03/08/2023 às 22h02min

​Novo Largo da Batata ainda em fase de estudos

A Prefeitura, por intermédio da SP Urbanismo, informa que seguem em desenvolvimento os estudos, após reportagens e reuniões promovidas pela Gazeta de Pinheiros, para avaliação de reforma e requalificação dos espaços públicos do Largo da Batata. Até o momento, não foram definidos orçamento ou cronograma de obras para o local. A ideia é utilizar o projeto original, desenhado em 2001 pelo arquiteto Tito Livio Frascino. 

Revitalização
A revitalização do Largo da Batata é parte dos planos do atual prefeito da capital, Ricardo Nunes, que solicitou ao subprefeito de Pinheiros, a implementação da obra, após a Gazeta promover reuniões com entidades, engenheiros e arquitetos do bairro.

Proposta inicial
A SP Urbanismo ficou responsável pela elaboração de uma proposta inicial de setorização para o Largo da Batata para a requalificação das praças localizadas no entorno da estação do Metrô Faria Lima e do Mercado Municipal de Pinheiros. Dentre as diretrizes da nova intervenção está identificar o que do projeto original teve sucesso e o que pode ser melhorado.
O subprefeito de Pinheiros, em visita técnica ao local, destacou a importância da participação da população local nas decisões sobre a reforma do Largo da Batata.

Participação popular
“Foi uma primeira visita para começarmos a pensar o que fazer aqui no local. Com esse estudo inicial que a SP Urbanismo vai entregar, nós vamos apresentar esse desenho para a população da região para chegarmos a uma proposta final e executar”, disse Leonardo Casal.

Melhorias sugeridas
Entre as sugestões oferecidas por Leonardo, estão a instalação de uma pista de skate, a troca de pisos, melhorias para a travessia de pedestres, a retirada de gradis, a realocação do posto de atendimento “Pop Rua” e o aumento da área permeável”.  O local faz parte do maior corredor financeiro do Brasil e é um dos destaques da cidade. “Queremos manter o projeto inicial e potencializar a identidade turística, histórica e econômica.” destaca Leonardo.

Reestruturação é fruto de luta da comunidade e Gazeta
A Gazeta de Pinheiros vem demonstrando alternativas possíveis ao atual estado do Largo da Batata. A Gazeta e o Grupo 1 de Jornais têm sempre publicado sugestões, e o que for necessário para sua revitalização. Agora procura traçar alguns parâmetros de melhorias desta praça pública, que foi reconfigurada há mais de dez anos pela Prefeitura, sem que a população a aprovasse como área aconchegante ao lazer, bem como visualmente, funcional e de estética decifrável. Os jornais, desde as suas fundações, intermediam as associações de bairros, junto à administração das subprefeituras e aos demais órgãos públicos.

Mobilização 
Tal movimento gerou na Prefeitura uma mobilização por alternativas. A pedido do Prefeito Ricardo Nunes, o Subprefeito de Pinheiros entrou em contato com a Gazeta de Pinheiros para que um encontro pudesse levantar ideias de projetos. Desse modo, foi promovida uma conversa com arquitetos, urbanistas e engenheiros com uma ligação histórica com o bairro.
Em um encontro na sede do jornal estiveram reunidos o Subprefeito Leonardo Casal Santos, Nadir Mezerari, professor, arquiteto e urbanista; Marcos Leite Bastos, arquiteto, e diretor da filial da VOA em São Paulo; Jorge Rubies, advogado e administrador de empresas, empresário do setor imobiliário, Presidente da Associação Viva Faria Lima; Roberto Frias, engenheiro e membro do Conselho Deliberativo da Associação Comercial de São Paulo; Nelson Covas, engenheiro civil, fundador da TQS, Software TQS Estruturais, onde é diretor; Francisco Eduardo “Xico Edu” Pereira, professor, filósofo, engenheiro mecânico  e ex-presidente da AMATEUS, Associação dos Moradores e Comerciantes da Mateus Grou; Coronel Wagner Soares, Consultor em Segurança Pública com aplicação em videomonitoramento de espaços públicos e zeladoria e chefe de gabinete e Subprefeito de Pinheiros substituto, de dezembro de 2013 a janeiro de 2017; Wagner Farias, Diretor e responsável pelo marketing do Grupo1 de Jornais e presidente da AJORB, Associação dos Jornais e Revistas de Bairros de São Paulo; e Ana Lúcia Donnini, Diretora do Grupo 1 de Jornais, Gazeta de Pinheiros.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.