03/08/2023 às 21h59min - Atualizada em 03/08/2023 às 21h59min

​Comunidade continua luta por área vizinha ao Parque da Previdência

O Parque da Previdência é um dos mais antigos parques da região oeste de São Paulo. A dimensão da alteração efetuada no terreno vizinho pela empresa Engeterra, está trazendo grande preocupação, assim como o objeto da construção futura, pois uma área com esse perfil ao lado da trilha de Mata Atlântica, sua fauna e flora já está tendo um imenso impacto. Não há indicação de Licenciamento Ambiental e tampouco informações sobre eventuais compensações ambientais. A Prefeitura embargou a obra. MP está judicializando o crime ambiental. 

Protestos da população 
Agora, a comunidade local e representantes do Parque da Previdência, convocam para mais um ato em defesa do área. Neste sábado (5), às 10h, ocorrerá um evento na Av. Eliseu de Almeida, 1820. A ideia é apoiar o espaço, protestando contra a destruição das áreas verdes, nascentes e animais do Butantã.

Obra causa problemas
De acordo com representantes locais, com o desmatamento supostamente criminosos da Engeterra, os animais fugiram para o interior do Parque da Previdência. Porém, o local não apresenta alimentação suficiente e os animais já estariam buscando alimentos em lixeiras. 
Outro ponto levantado pelos gestores do parque é a utilização do espaço ao lado como Centro de Diversões, com som e luzes até o período noturno, prejudicando ainda mais a fauna local. 

Crime ambiental 
O Ministério Público já instaurou inquérito e a GCM Ambiental também apura se houve danos ao lençol freático, o que seria um crime ambiental.
Os moradores vêm percebendo problemas há muito tempo. Esta área era, originalmente continuidade da Mata do Parque e, agora, o que se vê é uma grande movimentação de terra junto à supressão das árvores.
Segundo as informações coletadas por integrantes de diversos movimentos de preservação de áreas verdes da região, trata-se de um grande terreno na Av. Eliseu de Almeida, na altura do número 1.820. Pelas informações recebidas os desmatadores querem fazer na área um espaço de "Diversões" com kart, boliche, fliperama, salões de festas e restaurante.

Fauna e flora abundante 
Na área do parque e nas matas de seu entorno, inclusive no terreno desmatado há uma fauna com 87 espécies catalogadas, sendo 19 invertebrados (aranhas e borboletas entre outros), oito répteis (serpentes e lagartos) e dois mamíferos (gambá-de-orelha-preta). O entorno são parte de uma área de preservação da mata Atlântica urbana e integram o corredor ecológico da zona oeste, formado pelos inúmeros parques, praças, APAs e equipamentos públicos que permitem o deslocamento de aves e insetos polinizadores na região.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.