27/07/2023 às 23h34min - Atualizada em 27/07/2023 às 23h34min

​O centro da capital melhora e está em fase de grande transformação

Em entrevista ao Grupo 1 de Jornais, o Coronel Alvaro Batista Camilo, subprefeito da Sé, fala das ações do Executivo paulistano, que tem realizado uma reorganização do espaço público e transformação da região central,  com ampliação dos serviços de zeladoria, limpeza e fiscalização.

Praca da Sé
“Em março deste ano, iniciamos uma ação integrada de segurança e zeladoria pela Praça da Sé, ícone da região central, com obras e limpeza por toda a sua extensão. O local já recebeu diversos serviços de limpeza e alvenaria e segue com pequenos reparos. A nova etapa de limpeza com o clareamento do piso acontece na Praça Clóvis Bevilácqua”, explica Camilo.

Parcerias
Outros pontos da região, que também receberam vários cuidados, foram o Pateo do Collegio, Praça Padre Manuel da Nóbrega, Praça do Patriarca e Praça Ramos de Azevedo (entorno do Theatro Municipal).
“Essas ações foram possíveis pela parceria entre os órgãos da Prefeitura e do Governo do Estado (Polícias Civil e Militar) e apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM). As ações são precedidas de abordagens da área social, de saúde e demais procedimentos conforme decreto municipal nº 59.246/2020, que dispõe sobre os procedimentos e o tratamento à população em situação de rua durante a realização de ações de zeladoria urbana”, explica o subprefeito Camilo.

Operação Centro-Limpo
Em 24 de abril, foi iniciada a ação conjunta da Selimp, SP Regula e as empresas de limpeza, Loga e Sustentare chamada Operação Centro-Limpo.
“O objetivo da operação é reduzir e se possível eliminar os resíduos sólidos que são descartados nas ruas da região central. As ações são realizadas, diariamente, em diferentes pontos do Centro-Velho e Centro-Novo. Até junho foram recolhidas mais de 114 toneladas de resíduos. Em toda a região são recolhidos, aproximadamente, 600 toneladas de lixo por dia, sendo 14 toneladas apenas nas Cenas Abertas de Uso’”, esclarece o subprefeito da Sé.

Conscientização dos moradores 
Segundo Camilo, as equipes também realizam a conscientização da população que vive ou mora na região, informando os horários de coleta de lixo, dia do ‘cata-bagulho’ e endereços de Ecopontos para o descarte correto.
“A Operação Centro-Limpo também se estende com ações de zeladoria nas Praças da Sé e do Patriarca, incluindo lavagem, varrição, coleta de inservíveis, reforma de grelhas, bocas de lobo, entre outras melhorias que estão sendo realizadas gradativamente”.

Mutirões de zeladoria
Semanalmente ocorrem os Mutirões de Zeladoria e Obras nos principais corredores da região central.
“Um projeto da Secretaria Municipal de Subprefeituras chamado ‘Zeladoria em Ação’, iniciado em 25 de março. Já foram atendidas as vias: Av. do Estado, Av. Cruzeiro do Sul, Av. Rio Branco, Av. Tiradentes, Av. São João, Av. Ipiranga, Av. 23 de Maio, Rua da Consolação, Rua Amaral Gurgel, Av. Nove de Julho, Av. do Estado, Av. Senador Queirós, Rua João Teodoro, Rua Conselheiro Brotero e Rua Bela Cintra. Durante o mutirão são realizados os serviços de reforma de sarjeta, limpeza de bocas de lobo, reforma de passeio, poda de árvores, corte de mato, capinação, varrição, pintura de guias etc”, explica Camilo.

Fiscalização 
A fiscalização da região central é outro importante ponto que está sendo destacado, nos últimos meses. “Realizamos ações fiscais em conjunto com as Polícias Civil e Militar, Guarda Civil Metropolitana (GCM), Vigilância Sanitária, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Programa Silêncio Urbano (PSIU). Foram realizadas operações em ferros velhos irregulares por falta de segurança estrutural e excesso de material de reciclagem; apreensão de materiais utilizados para guardar vagas (flanelinhas); perturbação de sossego em bares abertos após a 1h entre outras ações”, informa o subprefeito, que tem grande experiência em segurança na capital e no Estado, onde foi deputado por várias legislaturas e já ocupou vários cargos de destaque no poder público.
Camilo conclui: “a Subprefeitura da Sé segue trabalhando para todos. Venha redescobrir o Centro de São Paulo”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.