14/07/2023 às 00h36min - Atualizada em 14/07/2023 às 00h36min

​Empreendimento empresarial derruba árvores e invade o Parque da Previdência

O Parque da Previdência é um dos mais antigos parques da região oeste, localizado entre a Rodovia Raposo Tavares e Av Eliseu de Almeida (Pirajussara). Até 1968 funcionava nele a central de distribuição de água pública de toda a região. Na área do parque e nas matas de seu entorno, inclusive no amplo terreno desmatado, supostamente clandestino e criminoso, há uma fauna com 87 espécies catalogadas, sendo 19 invertebrados (aranhas e borboletas entre outros), oito répteis (serpentes e lagartos) e dois mamíferos (gambá-de-orelha-preta e sagui). Na flora preservada há mais de 321 espécies. A área do parque e do seu entorno são parte de uma área de preservação da Mata Atlântica urbana, e integram o corredor ecológico da zona oeste. Esse corredor é formado pelos inúmeros parques, praças, APAs e equipamentos públicos, que permitem o deslocamento de aves e insetos polinizadores na região.
Segundo as informações coletadas por integrantes de diversos movimentos de preservação de áreas verdes da região, trata-se de um grande terreno na Av. Eliseu de Almeida, na altura do número 1.820. Pelas informações recebidas, os desmatadores querem fazer na área um espaço de “Diversões” com kart, boliche, fliperama, salões de festas e restaurante.
A dimensão da alteração efetuada no terreno traz grande preocupação, assim como o objeto da construção futura, pois uma área com esse perfil ao lado da trilha de Mata Atlântica do Parque de Previdência e sua fauna e flora terá um imenso impacto. Não há indicação de Licenciamento Ambiental e tampouco informações sobre eventuais compensações ambientais.
Os moradores vêm percebendo problemas há muito tempo. Esta área era, originalmente continuidade da Mata do Parque e, agora, o que se vê é uma grande movimentação de terra junto à supressão das árvores.
O Conselho Gestor do Parque da Previdência e CADES Butantã já foram informados e está sendo marcada uma reunião com todas entidades relacionadas com a área para dimensionar o problema e buscar soluções.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.