13/07/2023 às 23h55min - Atualizada em 13/07/2023 às 23h55min

​EMAE inicia reforma das comportas 5 e 6 da Barragem do Guarapiranga

A Empresa Metropolitana de Águas e Energia – EMAE iniciou o serviço de reforma das comportas de superfície números 5 e 6 da Barragem do Guarapiranga, localizada na zona sul. Com a intervenção, as comportas devem ter suas condições mecânicas originais reestabelecidas. A modernização do sistema elétrico está incluída no projeto. O valor do investimento é de R$ 1,6 milhão.
O objetivo é manter a disponibilidade e a confiabilidade operacional das comportas e seus sistemas de acionamento. Para realizar o trabalho, a empresa contratada é a Bergson do Brasil Ltda.  Construída em 1906, em aterro hidráulico e concreto gravidade, a Barragem do Guarapiranga é uma estrutura de grande dimensão, que possui três comportas de superfície e três comportas de fundo. 
No escopo do contrato, estão previstos: substituição de elementos danificados da parte estrutural e a limpeza mecânica; inspeção dos redutores e engrenagens; troca do sistema elétrico; substituição dos dois painéis de comando e controle das comportas; revisão de freios e motores de acionamento das comportas; substituição de todos os instrumentos, sensores e indicadores; lubrificação, ensaios e comissionamento. 
A EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia é uma empresa de capital aberto, cujo controle pertence ao Estado de S. Paulo. É detentora e operadora de um sistema hidráulico e gerador de energia elétrica, localizado na Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e Médio Tietê, com capacidade total instalada de 935 MW. A empresa possui, também, uma usina termoelétrica na Capital, atualmente arrendada para a Baixada Santista Energia – BSE e uma subsidiária integral denominada Pirapora Energia, detentora da Pequena Central Hidroelétrica Pirapora, de 25 MW de potência instalada.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.