06/07/2023 às 23h19min - Atualizada em 06/07/2023 às 23h19min

​Congonhas e os problemas com a comunidade

O Aeroporto de São Paulo Deputado Freitas Nobre, ou simplesmente Aeroporto de Congonhas, é doméstico, sendo o segundo mais movimentado do país. O aeródromo fica no bairro de Vila Congonhas, nos distritos de Campo Belo e Jabaquara. Hoje, porém, a população aponta o problema com os ruídos, com aumento indiscriminado em número de voos e ainda a campanha para reabertura de linhas internacionais, o que causa pânico na comunidade, pela segurança relativa do local . 

Histórico
Inaugurado em meados dos anos 1930 em área descampada, logo foi envolvido pela cidade, tornando-se um aeroporto central. A região de Congonhas, que fazia parte de Santo Amaro e foi incorporada ao munícipio de São Paulo, foi então escolhida por suas condições naturais de visibilidade e de drenagem, longe de áreas alagadiças. Na região, entre 1928 e 1932, a Cia. Auto-Estradas Incorporadora e construtora S.A construiu a estrada de ligação entre São Paulo e o então município de Santo Amaro (atual avenida Washington Luís). Essa companhia era proprietária de um grande terreno entre Santo Amaro e o Ibirapuera e vinha vendendo lotes na área desde 1930.
“Pelo que aprendi, este ‘aeroporto de São Paulo’, hoje Congonhas, foi mais uma parte do golpe imobiliário naquela região”. A.C.
“O aeroporto sozinho distante de tudo atendendo a quem precisa. Ai vem o homem lota de casas e prédios em volta e reclama que o aeroporto incomoda”. P.C.S.N.
“Era só sertão”. V.M.

Audiência pública
O impacto do fluxo de aeronaves, como os ruídos excessivos provocados pelos voos, foram tema de Audiência Pública realizada o ano passado pela Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal.
Presidente da Associação dos Moradores do Entorno do Aeroporto de Congonhas, Edvaldo Sarmento criticou a dificuldade do Poder Público propor uma resolução para o problema. “Os problemas de Congonhas, dos moradores aos gestores, à Justiça, o poder municipal, todos estão cansados de saber que o problema é meramente político. São as forças políticas que se colidem, uma em cada interesse”, reprovou Sarmento.
Representante da VivaMoema (Associação dos Moradores de Moema), Claudia Cahali chamou a atenção para o fato do aeroporto estar localizado no perímetro urbano. “O aumento no movimento implica no aumento no número de passageiros, obviamente, e aumento no número de deslocamentos para o aeroporto, e temos um traçado viário já saturado”.
“Atende a Grande São Paulo com voos domésticos nacionais e regionais para mais de trinta destinos no Brasil. Segundo estatísticas da ANAC de 2014, Congonhas conta com cinco das vinte rotas mais movimentadas do Brasil, incluído a ponte aérea Rio-São Paulo, maior rota do país”. M.D.

Aena é a concessionária
Foi emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a Ordem de Serviço que dá eficácia ao contrato de concessão firmado entre a Aena e a Agência em março último.

Movimento maior
O movimento deve aumentar de 22 milhões para 35 milhões de passageiros ao ano – o que significa mais tráfego aéreo. A declaração em vigor desde o dia 26 de março, alterou de 41 para 44 movimentos (pousos e decolagens) por hora no aeroporto de Congonhas. O horário de funcionamento do aeroporto não foi alterado. O aumento de voos também amplifica o barulho na região.

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