25/05/2023 às 23h56min - Atualizada em 25/05/2023 às 23h56min

Metrô rescinde contrato com consórcio pelas obras da Linha 17-Ouro Monotrilho

O Metrô de São Paulo publicou na terça-feira (23) a rescisão do contrato com o Consórcio Monotrilho Ouro (CMO) pela paralisação das obras civis da Linha 17-Ouro. A Companhia também está multando o consórcio em mais de R$ 118 milhões, além de suspender sua participação para novos contratos públicos pelo prazo de dois anos. Diante do atraso injustificado no cronograma de execução das obras, o Governo do Estado e o Metrô vinham exigindo um plano de recuperação dos prazos. As exigências se intensificaram a partir de janeiro e, diante da morosidade da contratada em demonstrar sua capacidade de retomar o ritmo das obras, o Metrô concluiu o processo de rescisão contratual.

Trens já estão prontos
A decisão não afeta o ritmo de fabricação dos trens e de instalação de sistemas. Inclusive, seguindo o cronograma previsto, o Metrô envia, em agosto, técnicos à China para acompanharem os testes dos sistemas e material rodante do Consórcio BYD Skyrail São Paulo, responsável por esse fornecimento.
As obras civis atingiram 80% de execução e agora o Governo do Estado e o Metrô de São Paulo trabalham com os três cenários permitidos pela legislação para a conclusão das obras: contratar uma das empresas remanescentes que foram classificadas na licitação já realizada; pactuar que as obras pendentes sejam executadas pela futura operadora da linha 17-Ouro ou realizar uma nova licitação.

Funcionamento em 2026
Para a tomada de decisão, o Governo do Estado e o Metrô avaliam tanto os aspectos jurídicos como também as condições técnicas necessárias para que a Linha 17-Ouro entre em operação até o primeiro semestre de 2026.

Linha 20 
Com um traçado inicial definido, a Linha 20 – Rosa poderá começar a sair do papel. Já ocorrem estudos de desapropriação. A região deve ser beneficiada com a construção de novas estações e ligações com outras Linhas.De acordo com informações do site Metrô/CPTM, foi lançado processo licitatório de estudos para um laudo macro de avaliação para a implantação das estações da Linha 20 – Rosa. Serão fornecidos dados financeiros, e de ocupação, como também relativos aos imóveis em questão.
As possíveis estações da Linha ficam nos seguintes endereços:
Estação Santa Marina e Pátio Norte - Avenidas Santa Marina x Ermano Marchetti (Água Branca); Estação Lapa - Rua William Speers x Rua Dom Romeu Alberti (Lapa); Estação Vila Romana - Rua Tito x Rua Francisco Alves (Vila Romana); Estação Girassol - Rua Purpurina x  Rua Girassol (Vila Madalena); Estação Teodoro Sampaio - Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto x Rua Teodoro Sampaio (Pinheiros); Estação Fradique Coutinho - Av. Rebouças x Rua Auriflama (Pinheiros); Estação Tabapuã - Rua Tabapuã x Av. Brigadeiro Faria Lima (Itaim Bibi); Estação Jesuíno Cardoso - Rua Min. Jesuíno Cardoso x Av. Brigadeiro Faria Lima (Itaim Bibi); Estação Hélio Pellegrino - Av. Hélio Pellegrino x Av. Santo Amaro (Moema); Estação Moema - Av. Ibirapuera x Praça do Pombo (Moema);Estação Rubem Berta - Av. Moreira Guimarães x Av. Ceci (Saúde); Estação Indianópolis - Av. Indianópolis x Alameda dos Piratinins (Saúde);  Estação Saúde - Av. Jabaquara x Rua Décio (Saúde); Estação Abrãao de Morais - Av. Prof. Abraão de Morais x Rua das Mangueiras (Cursino).

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