19/05/2023 às 02h38min - Atualizada em 19/05/2023 às 02h38min
Os caminhos e soluções para a revitalização do Largo da Batata
A primeira reunião técnica para definir o projeto de revitalização do Largo da Batata, foi feita entre a SPUrbanismo e a Subprefeitura de Pinheiros na última segunda feira, dia 15. Acompanhados por equipes de arquitetos, urbanistas e engenheiros da Prefeitura, o subprefeito Leonardo Casal Santos e o presidente Cesar Azevedo farão uma vistoria técnica no local, marcada para a próxima semana. Campanha da Gazeta de Pinheiros, com projetos do arquiteto e urbanista Nadir Mezerani podem sair em breve do papel.
Projeto de 2001
A ideia é a recuperação e a atualização do plano original de revitalização, desenhado pelo arquiteto Tito Livio Frascino em 2001. O projeto venceu um concurso público feito pela então prefeita Marta Suplicy, hoje Secretária de Relações Internacionais do prefeito Ricardo Nunes. O Largo da Batata já foi reformado há 11 anos na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab, atual Secretário de Governo, mas está deteriorado.
A área faz parte da Avenida Faria Lima, principal corredor financeiro do país
O arquiteto e urbanista, Nadir Mezerani comemora a iniciativa: “Em uma cidade do quase impossível, somente os bairros, células possíveis, podem criar sua sustentação! Nossa Subprefeitura e a Gazeta de Pinheiros são as pontas que unem a sociedade e o poder público. A Prefeitura com recursos, nos devolve à merecida reordenação do Largo da Batata. Pinheiros, nosso bairro repleto de amores, mostra que está atento em defender sua excelente qualidade ambiental!”
Reestruturação é fruto de luta da comunidade e campanha da Gazeta
Nas últimas edições, a Gazeta de Pinheiros vem demonstrando alternativas possíveis para mudanças ao atual estado do Largo da Batata. A Gazeta e o Grupo 1 de Jornais têm sempre publicado sugestões, e o que for necessário para sua. Agora procura traçar alguns parâmetros de melhorias desta praça pública, que foi reconfigurada há mais de dez anos pela Prefeitura, sem que a população a aprovasse como praça aconchegante ao lazer, bem como visualmente, funcional e de estética decifrável. Os jornais, desde as suas fundações, intermediam as associações de bairros, junto à administração das subprefeituras e aos demais órgãos públicos.
Ideias e projetos
Tal movimento gerou na Prefeitura uma mobilização por alternativas. A pedido do prefeito Ricardo Nunes, o subprefeito de Pinheiros entrou em contato com a Gazeta de Pinheiros para que um encontro pudesse levantar ideias de projetos. Desse modo, foi promovida reuniões com arquitetos, urbanistas e engenheiros com uma ligação histórica com o bairro.
Encontro na Gazeta
Em um encontro na sede da Gazeta de Pinheiros, estiveram reunidos o subprefeito Leonardo Casal Santos, Nadir Mezerani, professor, arquiteto e urbanista; Marcos Leite Bastos, arquiteto e urbanista, e diretor da filial da VOA em São Paulo; Jorge Rubies, advogado e administrador de empresas, do setor imobiliário, fundador e presidente da Associação Viva Faria Lima; Roberto Frias, engenheiro e membro do Conselho Deliberativo da Associação Comercial de São Paulo; Nelson Covas, engenheiro civil, fundador da TQS, Software TQS Estruturais, onde é diretor; Francisco Eduardo “Xico Edu” Pereira, professor, filósofo, engenheiro mecânico e ex-presidente da AMATEUS, Associação dos Moradores e Comerciantes da Mateus Grou; Coronel Wagner Soares, consultor em segurança pública com aplicação em videomonitoramento de espaços públicos e zeladoria e ex-chefe de gabinete da subprefeitura (de dezembro de 2013 a janeiro de 2017); Wagner Farias, diretor e responsável pelo marketing do Grupo1 de Jornais e presidente da AJORB, Associação dos Jornais e Revistas de Bairros de São Paulo e Ana Lúcia Donnini, diretora do Grupo 1 de Jornais, Gazeta de Pinheiros.
Projeto do arquiteto e urbanista Nadir Mezerani
Como consultor dos maiores escritórios de engenharia do Brasil, Figueiredo Ferraz, Augusto Vasconcelos e Roberto Zucculo, com mais de 500 projetos no Brasil e exterior como a urbanização da nova Av. Paulista e do centro do Governo da Venezuela, Nadir Mezerani apresentou sugestões que apontam para a necessidade de execução da obra maior que elimine o conflito de usos entre o Largo da Batata e a Avenida Faria Lima. Um dos principais tópicos levantados seria pela recondução do nivelamento da Avenida Faria Lima no setor do Largo. A medida faria com que o espaço retomasse sua característica de acolhimento da população, sem uma divisão graças ao tráfego. O movimento de veículos seria reconduzido, sem perda do fluxo e com a manutenção do paisagismo na Avenida Faria Lima.
O arquiteto argumenta que a falta de isolamento do sistema viário divide a praça, o que faz com que o espaço não seja otimizado. O movimento na Av. Faria Lima e a quantidade empresas a colocam como polo centralizador da cidade. Para Mezerani, devemos aprender com o passado para projetar o futuro.