19/05/2023 às 02h34min - Atualizada em 19/05/2023 às 02h34min

​Aumentam roubos e furtos e polícia some das ruas da região

Em grandes metrópoles, a questão da segurança é sempre uma preocupação. São muitos os casos de arrastões, furtos e assaltos, causando sensação de insegurança. A maior reclamação da população é a ausência da polícia preventiva nos bairros. “Queremos a ‘Rota’ nas ruas, como sempre diziam. A polícia sumiu de Pinheiros, Morumbi e Butantã”, afirmam os moradores. 

Depoimentos apontam problemas
“Um alerta: ontem, soubemos de um assalto a mão armada com motoqueiro travestido de entregador. E nosso vizinho, também sofreu o mesmo assalto. Ficamos na Rua Girassol”. G.A.
“Seis adolescentes levantaram o portão de um prédio, localizado na rua Rodésia frente a loja ‘Tess’. Os adolescentes levaram seis bicicletas, a polícia conseguiu pegar um deles.” A.M.
“Sabemos que o efetivo da PM é insuficiente para São Paulo, mas este sistema de ‘revezamento’ de veículos de polícia nas ruas é uma vantagem grande para os marginais, que esperam o momento certo para assaltos e furtos no Morumbi, Vila Sônia e Rio Pequeno”. W.F.

Furtos não esclarecidos
Matéria da 'Veja' afirma que desde 2012, a Polícia não esclarece mais de 5% dos furtos e roubos que são registrados. Por exemplo, em 2022, de acordo com a reportagem, 657.825 furtos ocorreram no Estado, mas só 13.023 foram esclarecidos, que acontece apenas quando alguém ´indiciado pelo crime. 

Bairros com maiores números negativos
De acordo com levantamento do R7, Pinheiros é o segundo bairro com furtos de celular (845), perdendo apenas para a Consolação. Em relação aos boletins de ocorrência, a Av. Faria Lima, com 450, perde apenas para a Paulista, que tem 458. 

'SPVida' e acesso aos boletins de ocorrências
Este é o terceiro lançamento da pasta que visa a disponibilização de dados à população para ampliar a transparência na Segurança Pública. Em fevereiro, a pasta colocou no ar o 'SPVida', plataforma que automatiza e disponibiliza, de forma transparente e auditável, informações dos registros de morte e dos crimes contra a vida em todo o Estado.  A plataforma do 'SPVida' pode ser acessada: http://www.ssp.sp.gov.br/Estatistica/ProtecaoVida.aspx e http://www.ssp.sp.gov.br/transparenciassp/Consulta.aspx.
Já no mês de março, a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, passou a disponibilizar a base detalhada dos boletins de ocorrência. A base de BO, relativos à estatística do mês de fevereiro pode ser acessada por qualquer pessoa por meio do link: http://www.ssp.sp.gov.br/transparenciassp/Consulta.aspx.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.