04/05/2023 às 23h41min - Atualizada em 04/05/2023 às 23h41min

​Amigos da Mata Esmeralda denunciam ação criminosa de extermínio de abelhas pela Vigilância Sanitária da Prefeitura

No início do mês de abril, moradores do Jardim Rosa Maria próximos da praça Bernardo Akerman, onde desenvolvem ação de plantio e conservação da Mata Esmeralda,  observaram que um enxame de abelhas se instalou dentro de um pneu que serve de proteção em um dos canteiros. Preocupados com a possibilidade de que pessoas, em especial crianças, fossem picadas isolaram a área próxima à colmeia e fixaram avisos. 
Após contatos informais com a subprefeitura e apicultores, essa mesma moradora que havia observado a colmeia, notificou a Vigilância Sanitária no dia 19 de abril e o órgão informou que em até um mês, haveria um encaminhamento. Para os moradores a expectativa era que a Prefeitura de São Paulo removeria a colmeia para um local mais adequado, pois as abelhas exercem uma função primordial de polinização garantindo a própria preservação da natureza.
Qual não foi a surpresa quando na manhã do dia 28 de abril, uma equipe da Secretaria da Saúde responsável pelo combate à Dengue, exterminou a colmeia de abelhas ao invés de deslocar garantindo a sua sobrevivência.
“Os Amigos da Mata Esmeralda repudiam essa ação criminosa, na medida que a prefeitura do município mais rico do país, teria condições de adotar procedimento mais adequado e responsável e este tipo de procedimento, demonstra a ausência de uma política pública de preservação ambiental como visão sistêmica. Esperamos com essa denúncia contribuir para que este tipo de procedimento não se repita novamente”, informam os moradores.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.