28/04/2023 às 00h46min - Atualizada em 28/04/2023 às 00h46min

​Ação de limpeza da Mata Esmeralda conquista moradores e fortalece a proteção do meio ambiente

Há mais de um ano na luta pela preservação da área de 500 mil m2 de Mata Atlântica no Butantã, na divisa com o Taboão da Serra na região da Raposo Tavares, o ‘Coletivo dos Amigos da Mata Esmeralda’ conseguiu ampliar a sensibilização de moradores do entorno na Caminhada Ecológica, promovida no último dia 16 de abril.
Munidos de vassouras, pás, ancinhos, luvas e sacos plásticos para coleta da sujeira, o grupo de ambientalistas e militantes da Mata Esmeralda chegou animado e disposto a limpar a área do entorno, fazendo a catação de resíduos diversos, como telhas, papéis, garrafas pet, entre outros, e os colocando em sacos plásticos que, ao final, foram levados para área de destinação final de lixo urbano.
A ação de limpeza chamou a atenção de moradores da região que passeavam pela manhã por ali. Famílias com crianças que saíram para aproveitar o lindo dia de céu azul gostaram do que viram, e muitos deles se integraram à ação de limpeza, animados com a oportunidade de atuar ambientalmente e também de conhecer o movimento de luta pela preservação da Mata Esmeralda, que se tem mantido firme na resistência contra a expansão imobiliária representada pelo projeto de loteamento da área para construir condomínios de alto padrão. Muitos desconheciam o movimento de preservação da Mata Esmeralda, como Álvaro, de 32 anos, residente do ‘Condomínio Vivaz Taboão’ há apenas um mês. “Fiquei feliz em ver que tem muita gente bacana reunida por uma causa tão nobre”, disse ele. Da mesma forma, Alejandro Suares Horta gostou de conhecer e se integrar à causa pela preservação da Mata Esmeralda: “muito bonita essa energia espontânea do grupo que sabe o que quer e está decidido a lutar para conseguir”.
A Caminhada Ecológica também encheu de ânimo parceiros do movimento, como Tio Julinho, trabalhador da área da reciclagem. “Fiquei muito feliz com a nossa ação, pois somente juntos podemos defender as causas que acreditamos, e a caminhada foi um momento de força e união”, afirmou.
Para Beatriz Engler, integrante do movimento Parque Augusta, além de grande fortalecimento na luta ambiental em São Paulo, a Caminhada Ecológica foi a oportunidade de conhecer de perto a Mata Esmeralda. Como moradora de outra região, Beatriz acompanha a trajetória do Coletivo de longe. “A paz que a mata virgem nos transmite é muito rara em São Paulo e imaginei quantas centenas de espécies de animais silvestres se abrigam nesse precioso fragmento de Mata Atlântica. Nós, cidadãos, queremos que este oásis urbano seja preservado para as gerações futuras!”, defende Maria Stella Antoni, de 56 anos, moradora do bairro de Pinheiros, e militante do Movimento Pró Pinheiros, um parceiro do Coletivo Amigos da Mata Esmeralda, também engrossou o coro pela Mata Esmeralda preservada. “Estou caminhando com vocês neste luta pela preservação, e pela transformação da área em um Parque, que seja público!”, disse.
A Caminhada Ecológica contou com a participação de parceiros que, além da defesa do meio ambiente, ampliam a luta ambiental para que ela integre um modelo urbano que torne a cidade mais humana e sustentável. São entidades como o Fórum Verde Permanente, o Pró-Pinheiros, o Fórum Popular da Natureza, a Rede Butantã, o Mamilos da Terra, dentre outros.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.