20/04/2023 às 23h49min - Atualizada em 20/04/2023 às 23h49min

​Sabesp polui e coloca em pânico moradores do Morumbi

O Ministério Público definiu a construção de empreendimento da UR Antonico, uma verdadeira unidade de tratamentos de esgoto puro da Sabesp, defronte ao Estádio Cícero Pompeu de Toledo, na entrada do Morumbi, sendo “além de ilícita, por causar evidente dano ambiental, é claramente ilegal”. Entre as justificativas estão a supressão de um bosque ativo com 30 anos de vida, com mais de 250 árvores e os impactos causados na região, por licenças supostamente irregulares da Cetesb, para o ‘Projeto Novo Rio Pinheiros’. Agora a denúncia de moradores e ambientalistas é mais grave: estão avançando irregularmente em área pública, promovendo a degradação do local e espalhando fezes, lixo e detritos por todos os lados, contaminando a região. 

Depoimentos apontam muitos transtornos
“Lá na obra da ‘usina de esgoto’, na Avenida Jorge João Saad, os construtores avançaram num trecho muito além do permitido. Mudaram a cerca de lugar, avançando em trecho de preservação ambiental. Além disso, o mais grave é o fato de eles não terem infraestrutura para o esquema que montaram. Então, as caçambas lotadas de cocô ficam estacionadas dentro da praça, onde fica o Conseg Morumbi  e o Posto Policial da PM. Param as caçambas derramando cocô no chão, pingando, exatamente onde os feirantes armam suas barracas de frutas e verduras, que ocorrem ali, contaminando todo o solo e os produtos comercializados. O absurdo do absurdo! Nunca vimos nada mais escandaloso!  A tal empresa que faz o manuseio do esgoto, pegou mais uma parte da praça, obra na Av. Jorge João Saad. O mais grave é que a parte onde tem o muro de concreto a obra parava ali. Agora a parte dos tapumes verde e azul, foram a área que eles avançaram clandestinamente. As árvores que estavam fora da obra, agora estão dentro, sendo mortas por areia e cimento. Parte da obra fica na Rua Corgie Assad Abdala. Agora estão avançado praça adentro e o trator abrindo mais espaço...”, concluem ambientalistas que estiveram no local na semana passada.

“Até estacionamento dentro da ‘usina de esgoto’ foi feito nos dias de shows. Uma barbárie! Usando área publica, condenada pelo Ministério Púbico, para ‘faturar’ mais um pouco”. L.A.C.

“Sabesp não fiscaliza, nem disciplina construtoras contratadas, que invadem espaço público e polui todo o ambinete com odores de esgoto diariamente”. A.A.

“A Sabesp nunca contatou a comunidade. Foi tudo à revelia. Houve uma reunião na Prefeitura onde o engenheiro mentiu descaradamente. Pelo mapa deles a obra seria muito menor, todos os tratamentos de água seriam internos, não haveria odor nem barulho. Acredito que, se não houver uma visita da Vigilância Sanitária, será impossível viver por aqui”. A.C.

Empresa será multada
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Butantã, informa que não há permissão de uso para a praça utilizada. A empresa responsável será notificada pela fiscalização da administração regional.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.