20/04/2023 às 23h41min - Atualizada em 20/04/2023 às 23h41min

​Obra na Granja Julieta do Córrego Maria Joaquina gera protestos

Obras de drenagem do Córrego Maria Joaquina geram protestos na Zona Sul. Segundo informações moradores dos bairros Granja Julieta, Jardim Hípico e Chácara Santo Antônio, realizaram no último dia 15, uma manifestação contra a obra de canalização córrego Maria Joaquina, na rua Manoel Pereira Guimarães. Cerca de 50 pessoas participaram do protesto pacífico, que pediu a imediata suspensão da obra.
“Foram encaminhados dois ofícios à subprefeitura, assinados por cinco associações de bairro e com acompanhamento do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES), solicitando esclarecimentos e como não tivemos resposta satisfatória da subprefeitura, decidimos fazer a manifestação”, conta o dentista Ricardo Horliana, um dos líderes do bairro.
Os moradores prometem continuar pressionando o poder público. “A Subprefeitura de Santo Amaro violou os princípios da transparência, publicidade, motivação e participação popular, uma vez que previu em caráter de urgência a intervenção em área privada, em detrimento do interesse público, principalmente dos moradores do entorno, que serão impactados por uma intervenção sem sentido, com objetivos e impactos que não foram sequer avaliados. Não vamos parar até termos, no mínimo, os esclarecimentos previstos em lei”, afirmou Ricardo Horliana.  
Dentre as irregularidades citadas, estariam a execução de obra em área privada com recursos públicos, sem qualquer benefício social coletivo e ausência de autorização para supressão de árvores no local da obra. Além disso, também afirmam que a obra de engenharia com orçamento de R$ 834.576,68, onde não apresenta Projeto Básico de engenharia para execução, estudo de viabilidade que justifique a obra, estudo de impacto de vazão da obra no entorno, ausência de autorização ambiental, devido a existência de nascente próxima ao local de intervenção.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.