13/04/2023 às 22h35min - Atualizada em 13/04/2023 às 22h35min
Mata Esmeralda mobiliza moradores e ambientalistas para evento dia 16 de abril
Uma área de 479 mil m² de mata nativa, parte da Mata Atlântica, está ameaçada de ser derrubada para a construção de condomínios residenciais na região oeste de São Paulo, na divisa com o município de Taboão da Serra. Moradores locais continuam luta pela sua manutenção.
Os 'Amigos da Mata Esmeralda', na luta pela preservação da área verde na região do Butantã na divisa com o município do Taboão da Serra e criação de um Parque Público, bem como pela preservação do meio ambiente, estão organizando a Caminhada Ecológica no dia 16 de abril de 2023 (domingo), às 10 horas, tendo como ponto de encontro a avenida Diogo Gomes Carneiro, 500 – jardim Rosa Maria.
A caminhada será uma ação de limpeza do entorno da Mata Esmeralda, por membros da comunidade e ativistas, parceiros que atuam juntos na luta. "Com essa ação pretendemos contribuir para que a sociedade tenha maior consciência dos riscos que estamos vivendo, através de um processo de urbanização que privilegia os grandes interesses econômicos, em especial do setor imobiliário. As consequências desta opção irresponsável já estamos vivendo e a situação apenas irá piorar, criando um cenário sem perspectivas para nossos filhos e netos".
Mata Esmeralda
Com um total de quase 500 mil m² e grande biodiversidade, a Mata Esmeralda abriga diversas espécies da fauna características da Mata Atlântica, como saruê, sagui, cobra coral, esquilos, jacu, sapos, galinhas d’água, tucanos, pica-pau, migração de pássaros, e mais de cinco nascentes de água. Além de promover a qualidade de vida para os moradores da região.