31/03/2023 às 00h08min - Atualizada em 31/03/2023 às 00h08min

​Ameaça à Mata Esmeralda mobiliza moradores e ambientalistas

Uma área de 479 mil m² de mata nativa, parte de Mata Atlântica, está ameaçada de ser derrubada para a construção de condomínios residenciais na região, divisa com o município de Taboão da Serra. Moradores locais continuam luta pela sua manutenção, além de promover a qualidade de vida para os moradores. Com grande biodiversidade, a Mata Esmeralda abriga diversas espécies da fauna como saruê, sagui, cobra coral, esquilos, jacu, sapos, galinhas d’água, tucanos, pica-pau, migração de pássaros e mais de cinco nascentes de água.

A Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais conversou com Ernesto Maeda, da Associação Amigos da Mata Esmeralda sobre o tema.

A situação atual
"Sobre o projeto original de loteamento (1997) na área, na qual pretendemos que seja criado um parque público, este está prejudicado, seja por irregularidades ou porque os proponentes perderam os prazos de recurso. Em vista disso, as construtoras Carvalho Hosken/Gafisa apresentaram novo projeto de loteamento. Nosso movimento até o momento não teve acesso. Paralelamente o Ministério Público, após ser acionado, vem solicitando informações sobre a situação da Mata Esmeralda que ainda se encontra preservada. De toda forma, continuamos atentos, alertando a todos sobre a importância de manutenção das áreas verdes".

O que falta para criação do Parque
"A criação do Parque da Mata Esmeralda não será uma luta tranquila, pois envolve área privada e a Prefeitura não demonstrou interesse neste investimento, até o momento. Porém, é sempre bom recordar que outras lutas, como a do Parque Augusta, que saíram vitoriosas com a criação de parques em áreas privadas, utilizando mecanismos de compensação".

*Caminhada Ecológica dia 16 de abril próximo
"Foi no início de 2022, que houve a primeira plenária, para discutir a possibilidade da preservação desta área verde. Organizamos uma série de ações buscando envolver a comunidade do entorno da mata, e também se articular com outros coletivos, ampliando e fortalecendo a luta, buscando apoio de parlamentares dos mais diversos partidos, assim como iniciando diálogo com os órgãos do poder executivo e o Ministério Público. A nova ação dos Amigos da Mata Esmeralda será a "Caminhada Ecológica" que será realizada no dia 16 de abril, às 10 horas, tendo como ponto de saída a avenida Diogo Gomes Carneiro, 500 - Jardim Rosa Maria. Esta atividade consistirá na limpeza do entorno do local, buscando envolver a população, ativistas ambientais e parceiros do movimento."

Parcerias
"Vamos aprofundar nosso trabalho, estabelecendo parcerias com as escolas próximas, além de um maior envolvimento em ações conjuntas com outros movimentos. Neste início de ano já temos participado de ações conjuntas com coletivos como o Fórum Verde Permanente, o Pró Pinheiros, o Fórum Popular da Natureza, os coletivos que estão lutando pelos corredores verdes, além dos movimentos populares.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.