23/03/2023 às 23h30min - Atualizada em 23/03/2023 às 23h30min

Novo subprefeito da Sé fala do programa de recuperação do centro

O Coronel Álvaro Batista Camilo é o novo subprefeito da Sé, responsável pela administração pública dos oito distritos da região central: Bom Retiro, Santa Cecília, Consolação, Bela Vista, República, Liberdade, Cambuci e Sé, em um território de 26,2 km², com uma população residente de aproximadamente 431 mil habitantes e com população flutuante de aproximadamente 2 milhões de pessoas. Camilo é administrador de empresas, bacharel em direito, Mestre e Doutor em Ciências Policiais.  Foi Comandante-Geral da PMESP, vereador paulistano, deputado estadual e Secretário Executivo da Segurança Pública. É autor das ‘Leis do Pancadão’, ‘Programa Vizinhança Solidária’ e ‘Programa de Lições de Ética e Cidadania nas Escolas’.
Em uma conversa exclusiva com a Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais, Alvaro Camilo conta um pouco de seus planos para a região central da cidade. 

Gazeta de Pinheiros - Qual seu histórico na vida pública?

Álvaro Camilo - “Iniciei minha vida pública pela Academia do Barro Branco, onde me formei em 1981. Foram 33 anos na Polícia Militar, onde cheguei ao posto de Coronel em 2007 e escolhi comandar a região centro de São Paulo e o fiz por dois anos. Em 2009, fui convidado e assumi como Comandante Geral de toda a corporação, cargo que ocupei por três anos. De 2013 a 2014, fui vereador da cidade, de 2015 a 2018, fui deputado estadual e, de 2019 a 2022, Secretário Executivo da PM na Secretaria da Segurança Pública. Em resumo, sempre lidei com pessoas e a solução de problemas da sociedade. Na PM trabalhei nos Bombeiros, na Inteligência e criei a Operação Delegada. Como vereador e deputado foquei no enfrentamento da desordem e na segurança, quando criei as Leis dos Pancadões e outras nessa linha”. 

Experiência
“A ideia é trazer essa experiência e aplicar na Subprefeitura Sé para ajudar acolher as pessoas, reordenar o espaço público e tornar o ambiente mais sadio. A competência maior das subprefeituras são a zeladoria e o controle do uso do solo e, com essas ações, melhorar a qualidade de vida das pessoas no centro”.

GP - Quais são os planos para comandar a Subprefeitura? Que marca pretende deixar? Como otimizar o orçamento? 

AC - “O plano principal é enfrentar fortemente a desordem urbana, requalificando o centro e o tornando um lugar melhor, mais acolhedor, onde as pessoas se sintam bem. A vontade, e isso não nos falta, é deixar tudo melhor do que encontramos, valorizando a equipe, motivando-os e zelando pela execução do orçamento. Faço uma ressalva: não nos falta recursos nessa gestão do prefeito Ricardo Nunes”. 

GP - Uma das grandes reclamações nos últimos anos na região é em relação à zeladoria no bairro. Como é possível melhorar o trabalho da regional? 

AC - “Ponto fundamental é a zeladoria. Todas as subprefeituras devem intensificar as ações, por orientação do próprio prefeito. O serviço deve melhorar na cidade. Paralelamente, na Subprefeitura Sé estamos testando a mudança de horários na coleta de lixo para que os sacos não fiquem expostos por muito tempo. Se der certo, vamos estender para toda a região central ou para os oito distritos da região central: Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Santa Cecília e Sé”. 

Zeladoria maior e eficiente
“Outro trabalho de zeladoria que será intensificado são as de limpeza de galerias, podas de árvores, antipichações, tudo para deixar o ambiente mais sadio e evitar problemas futuros com as chuvas. Lembrando que tudo isso auxilia na segurança pública, pois num ambiente cuidado o criminoso não fica à vontade para praticar o delito, teme ser detido”.

GP - As ações da ‘Operação Delegada’ vão receber maior atenção da sua administração?

AC - “Sim, por decisão do Prefeito Ricardo Nunes, foi autorizado a dobrar o número de vagas para policiais militares desenvolverem a ‘Atividade Delegada’, mais conhecida como ‘Operação Delegada’. Essa atitude deve permitir um maior trabalho na prevenção primária, com os policiais trabalhando em atividades do município, principalmente a fiscalização do comércio irregular, e melhorar a percepção de segurança com a presença de mais policiais pela cidade”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.