17/03/2023 às 00h07min - Atualizada em 17/03/2023 às 00h07min

​Verticalização desenfreada: seminário dia 20 vai discutir impactos e transformações urbanas

Pinheiros, Vila Madalena, Buantã e a região oeste, já foram  bairros horizontais, com sobrados e casas. Assim, a iluminação era bem distribuída, com uma boa vegetação, ventilação e estrutura que favorecia a quantidade de famílias que viviam ou trabalhavam na região. Porém, nos últimos anos, a intensa verticalização tem adensado e a quantidade de prédios prejudicado a qualidade de vida. Movimentos urbanos de bairros e de moradia, munícipes de São Paulo, especialistas em urbanismo, ambiente e saúde, estarão reunidos no Seminário Plano Diretor Estratégico (PDE): Impactos e Transformações Urbanas, a ser realizado em 20 vinte de março de 2023, segunda-feira, das 10h às 19h, no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo

Verticalização foge do plano
De acordo com inúmeras reportagens da Gazeta de Pinheiros e do 'Jornal da Unesp', por trás da explosão de novos lançamentos imobiliários em São Paulo, está a habilidade das construtoras em manejar as regras do Plano Diretor da cidade, segundo seus próprios interesses. Estímulo a verticalização e adensamento em polos de transporte urbano, pretendia diminuir o déficit habitacional, mas acabou multiplicando edifícios de alto padrão.  Em 2021, a Prefeitura iniciou a Revisão do PDE, cumprindo etapas, como a divulgação de relatórios de monitoramento e respectivos estudos técnicos, a busca ativa da população para conscientização do processo revisional e recolhimento de contribuições e a realização de reuniões temáticas virtuais. 
De acordo com matéria do 'UOL', a Prefeitura deve incentivar a queda de microapartamentos nos eixos de maior tráfego. O texto aponta para a mudança na legislação para aumentar a metragem e a possibilidade de garagem em apartamentos nos eixos de mobilidade.

Seminário quer debater o tema
Movimentos urbanos de bairros e de moradia, munícipes de São Paulo, especialistas em urbanismo, ambiente e saúde, estarão reunidos no Seminário Plano Diretor Estratégico (PDE): Impactos e Transformações Urbanas, a ser realizado no próximo dia 20  de março, das 10h às 19h, na Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100).
O evento visa dar publicidade e apresentar no âmbito do legislativo municipal a perspectiva da população sobre os problemas pelos quais passa a cidade na visão de seus moradores e de especialistas, tendo em vista a chegada do documento proposto pelo Executivo, a minuta da Revisão do Plano Diretor, junto a Câmara Municipal de São Paulo. A iniciativa é do Movimento Pró-Pinheiros conta com o apoio de inúmeros vereadores, sensíveis ao pleito.
O Seminário tem como objetivo dar voz aos movimentos de bairro e de moradia que através de suas experiências apresentarão sua visão sobre as transformações urbanas provocadas pelo PDE, com reivindicações e propostas para a qualificação urbana. E propõe iniciar o debate sobre a revisão, tendo em vista que até o final de março de 2023 a Câmara Municipal de São Paulo deverá receber o documento do Executivo, sendo que os vereadores acolham as necessidades dos movimentos de bairro e de luta por moradia na cidade em suas decisões.
Em três mesas redondas e uma mesa de abertura, os participantes discutirão a São Paulo que querem, histórico e impactos do PDE, a transformação x destruição de bairros, como ficam as habitações populares, o que aconteceu nesse processo, que lições podemos aprender e, finalmente, as propostas dos cidadãos e dos movimentos de luta, que querem ser ouvidos na Revisão do PDE e ainda não se sentem contemplados no documento que vem do Executivo para o Legislativo.

Participação da sociedade
Haverá a participação de relevantes movimentos urbanos da cidade de São Paulo, como Frente São Paulo pela Vida, Pró-Pinheiros, União dos Movimentos de Moradia São Paulo, Movimento Defenda São Paulo, Movimento Sem Teto do Centro, Forum Verde Permanente e debate com importantes especialistas em questões urbanas como Paulo Saldiva (Medicina USP), Raquel Rolnik (urbanista LAB Cidade), Nabil Bonduki (relator do PDE 2014 e urbanista), Nadia Somek (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Ivan Maglio (engenheiro ambientalista), Lucila Lucreta (urbanista), Alejandra Devecchi (arquiteta), Gilberto Natalini (ambientalista e ex vereador), Luis Octávio de Faria e Silva (arquiteto) e Toni Zagato (urbanista), dentre outros.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.