03/03/2023 às 00h33min - Atualizada em 03/03/2023 às 00h33min
Barulho de aviões de Congonhas poderia ser menor
Das 6h às 23h, o Aeroporto de Congonhas recebe voos. As novas rotas das aeronaves passam por cima de bairros da região, como Panamby, Morumbi, Vila Sônia, Bonfiglioli, Pinheiros, Real Parque e outros, com barulho ensurdecedor dos aviões na decolagem, que gera danos irreversíveis à saúde, como estresse e aumento da pressão sanguínea, problemas mais frequentes em pessoas idosas. Uma pesquisa realizada pala Escola de Saúde de Harvard, nos Estados Unidos, indica que o volume do tráfego de aeronaves de Congonhas é considerado alto, ultrapassando 55 decibéis, dez níveis acima do índice permitido pela ‘Lei do Psiu’ na cidade de São Paulo.
De acordo com a 'Aviation Cult', é possível reduzir os barulhos dos aviões
“Você já deve ter percebido a aceleração muito óbvia durante a corrida de decolagem, onde os motores aceleram até o potência de decolagem e inicia então aquele momento mágico em que sai da inércia e muito em breve ganha o ar rumo a seu destino, logo após as rodas saírem do chão iniciando mais um ciclo decolagem/pouso. Os pilotos reduzem a potência após a decolagem para potência de subida e também para cumprir principalmente os procedimentos de redução de ruído presente no aeroporto de decolagem e em seus arredores. Os motores produzem mais ruído na potência de decolagem e, para manter os vizinhos felizes, os procedimentos de decolagem do aeroporto exigem reduções de potência que devem ser cumprimos a grosso modo, a partir da altitude de aceleração até 3000 pés, diminuindo assim a poluição sonora".
Veja o que diz a ANAC
Para o controle da emissão sonora de aeronaves, a ANAC estabeleceu o regulamento RBAC 36 - 'Requisito de Ruído para Aeronave', que adota integralmente o requisito estadunidense 'US Title 14 CFR Part 36: Noise Standards: Aircraft Type and Airworthiness Certification'. Além de estabelecer os limites máximos aceitáveis para as diversas categorias de projetos de tipo de aeronaves, o RBAC 36 também apresenta procedimentos padronizados de medição e redução de dados que devem ser empregados nas avaliações dos níveis de ruído das aeronaves durante o processo de certificação de projeto de tipo de aeronaves.
Para a aprovação de planos de zoneamento de ruído (PZR), ANAC estabeleceu o regulamento RBAC 161 -Plano de Zoneamento de Ruído de Aeródromos, que traz requisitos para elaboração e aplicação dos planos de zoneamento de ruído, incluindo diretrizes para garantir a compatibilidade do uso do solo nos arredores de aeródromos e suas áreas de influência. Além disso, orientações são também estabelecidas para o relacionamento entre operador do aeródromo, órgãos locais e comunidades do entorno, incluindo os seguintes aspectos: gerenciamento local do ruído aeronáutico, projeto de monitoramento de ruído, implementação de restrições operacionais em aeródromos, entre outros.”
Depoimento reitera informação
“A informação procede, no entanto a Anac não estabeleceu como mandatório as decolagens com abatimento de ruído. É um procedimento para atenuar o ruido emitidos pelos motores da aeronave entre o início da decolagem fora do chão até 3.000 pés de altitude", informam pilotos de aeronaves que atuam em Congonhas.
Concessão para a iniciativa privada
Em leilão, gestão do Aeroporto de Congonhas foi repassada para a empresa espanhola Aena. O edital de concessão prevê melhorias de infraestrutura e várias ampliações. Movimento deve aumentar de 22 milhões para 35 milhões de passageiros ao ano – o que significa mais tráfego aéreo.
Questionada, a ANAC não respondeu até o fechamento desta edição.