03/02/2023 às 00h10min - Atualizada em 03/02/2023 às 00h10min

​Tudo é água e tudo começa na água

Rogério Candotti | [email protected] | blogdorogerinho.wordpress.com

Avatar segundo os hindus é a forma encarnada de um Ser Supremo vindo de um plano espiritual avançado. Nos games, os avatares são figuras criadas à imagem e semelhança do usuário, permitindo sua personalização.
Em 2154, Jake Sully (Sam Worthington) era um ex-fuzileiro naval desiludido, entregue à bebida ao ficar paraplégico. Isso até o militar substituir o irmão falecido em Pandora, uma lua do sistema estelar Alpha Centauri a 4,4 anos-luz da Terra, de onde a corporativa RDA (Administração de Desenvolvimento de Recursos) extrai o minério Unobtainium por 20 milhões de dólares o quilo, uma vez que os recursos naturais da Terra foram extintos há pelo menos 15 anos. No entanto, o soldado justo e de bom coração acaba infiltrado entre os nativos de lá, tornando-se mais tarde o principal líder da resistência contra o chamado Povo do Céu.
Os Na'vi pertencem a uma nação evoluída espiritualmente, cuja fauna e a flora vivem sincronizadas às suas mentes em razão da sintonia perfeita com a Deusa Eywa, uma grande árvore acima duma enorme quantidade de Unobtainium, a Fonte da Vida daquele Planeta Feliz, semelhante ao universo shakespeariano visto em Sonho de uma Noite de Verão.
Dessa forma, Jake e a bióloga Grace (Sigourney Weaver) apaixonam-se por aqueles azulões “desmaterializados” de quase 3 metros de altura, ossos naturalmente reforçados com fibra de carbono e pele bioluminescente com cauda, tornando-se seus irmãos da água e do Espírito. O cadeirante na pele do seu respectivo Avatar pode caminhar sozinho com força e habilidade sobrenatural: “Está tudo ao contrário agora, como se lá fora fosse o mundo real e aqui fosse o sonho”, a exemplo do filme Matrix, inspirado no mundo das ideias de Platão. Na verdade, todos nós estamos encarnados num Avatar primitivo, o qual se desconecta do nosso corpo durante o sono, ligado apenas por um finíssimo Cordão de Prata que é rompido ao desencarnarmos, senão, pouco antes de acordar, retornamos ao corpo físico.
A água simboliza a origem da vida, a fecundidade, a fertilidade, a transformação, a purificação, a força, a limpeza; elemento primordial ligado à “Matrix” - mãe e ao Prana, o sopro vital nas alegorias tântricas (dicionário de símbolos). O filósofo grego Tales de Mileto dizia que “tudo é água” e “tudo começa na água”. Segundo a Gênesis: “No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas”. Essas águas (no plural) correspondem à energia primordial do universo, chamado Fluido Cósmico Universal. Mais tarde, separadas pelo Firmamento (céus), essas águas darão origem aos mares sob à terra (porção seca). No Novo Testamento, a água simboliza o espírito e a vida espiritual. “O habitante da água não tem começo nem fim; o mar está ao seu redor e dentro de você; é a sua casa antes de você nascer e depois da sua morte. Nossos corações batem no útero do mundo; nossa respiração queima na sombra do abismo; o mar dá e o mar tira, a água une tudo: vida e morte, escuridão e luz”. Essa é a premissa de Avatar: O Caminho da Água (2022), o novo lar de Jake, Neytiri (Zoë Saldaña) e filhos, já que as florestas foram incendiadas pelo Povo do Céu, que pretende agora poluir os mares da costa leste de Pandora, a fim de colher enzimas cerebrais de baleias mais inteligentes que os humanos com o intuito de produzir remédios antienvelhecimento.
Wakanda é a nação tecnologicamente mais avançada do planeta, munida do exército mais poderoso do mundo, graças ao Vibranium vindo dos céus num meteorito há aproximadamente 10 mil anos, capaz de transformar energia em vibração, tão hipnotizante quanto o canto da sereia, Em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022), a França e os EUA exigem na ONU que a nação africana de 6 milhões de habitantes socialize o metal protegido justamente dessas superpotências que criticam reiteradamente as queimadas na amazônia, a fim de comprá-la, esquecendo-se dos incêndios anuais na Califórnia ou aquele que destruiu parte da Catedral de Notre-Dame. Sem o aval da rainha Ramonda (Angela Bassett), os EUA acabam encontrando-o a 250 metros de profundidade, próximo ao povo subaquático de pele azul que escapou dos colonizadores espanhóis em 1571 após ingerirem Vibranium. Talocan, liderada por Namor (Tenoch Huerta Mejía) entra em guerra com Wakanda, ainda sob o impacto da morte de T'Challa (Chadwick Boseman), ora sobre a terra inundada, ora sob mar aberto, proporcionando excelentes combates, fresquinhos no Disney Plus.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.