02/02/2023 às 22h28min - Atualizada em 02/02/2023 às 22h28min

​Faixa Azul para motos será expandida em 220 km

A Mobilidade e Trânsito (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), vão expandir o projeto da Faixa Azul para mais 220 km em vias importantes da cidade. O projeto-piloto implantado na Avenida 23 de Maio e Bandeirantes, completou um ano sem registros de mortes nas vias e trechos onde a faixa autorizada e acompanhada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) foi implantada.
“Acabei de autorizar a extensão da Faixa Azul para mais 220 km. Isso é experimental, algo inédito no Brasil. Depende de autorização da Senatran, mas com os resultados que a gente teve aqui [Avenida 23 de Maio], sem óbito, é óbvio que teremos a autorização”, explicou o prefeito Ricardo Nunes.
Para ampliação do projeto serão feitos estudos em vias de nossa região, como a Marginal Pinheiros e avenidas Rebouças, Washington Luís, Rubem Berta, Senador Teotônio Vilela, Guarapiranga,  Eliseu de Almeida e Francisco Matarazzo. Outra novidade é a contratação de novos agentes para CET. “Nós temos hoje 1.200 agentes da CET. Estamos equipando os agentes com as câmeras para poder reforçar a segurança deles e a fiscalização do trânsito. Já autorizei a contratação de mais 200 agentes”, afirmou o prefeito.

Redução da gravidade dos acidentes
Atualmente na cidade há 1,3 milhão de motos em circulação. Além disso, por seu baixo custo de manutenção, também se tornou um meio de transporte atrativo. No entanto, isso tem trazido usuários inexperientes, o que aumentou ainda mais a probabilidade de sinistros.
O resultado: o número de óbitos vem subindo a cada dia. Hoje mais de 1 motociclista morre por dia em São Paulo. Para se ter uma ideia, o número de óbitos entre motorista/passageiros é de 0,3 por dia. É por esse motivo que um projeto voltado à segurança dos motociclistas, como a Faixa Azul, é de suma importância. Se bem-sucedido, o projeto poderá servir como solução voltada à segurança também em outras cidades do país.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.