19/01/2023 às 22h42min - Atualizada em 19/01/2023 às 22h42min

​São Paulo, uma cidade de todos. Dia 25 de janeiro a metrópole, que é a casa de 12 milhões de pessoas completa 469 anos

Com habitantes de mais de 70 nacionalidades diferentes, é um dos lugares mais diversificados do Brasil História

O município foi fundado em 1554 após a construção de um colégio jesuíta realizada por doze padres, dentre eles Manuel da Nóbrega e José de Anchieta. Neste mesmo dia é celebrado pela igreja católica o dia da conversão do apóstolo Paulo, o que deu origem ao nome da cidade.

Museu da Imigração terá evento
Em comemoração dos 469 anos da capital paulista, o Museu da Imigração (MI) – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – realizará o passeio “São Paulo dos Imigrantes” e a ação “Para Além do Trem das 11”, no dia 25 (quarta-feira). Na ocasião, a entrada para conhecer os espaços do equipamento cultural será gratuita. Com início às 9h30, a primeira atividade refletirá sobre a diversidade e a herança cultural da cidade, por meio de visitas a diferentes lugares repletos de história.  Também em relação à data, o Núcleo Educativo oferecerá a atividade gratuita “Para Além do Trem das 11”, a partir das 15h. Na iniciativa, os visitantes conhecerão os sambas dos compositores Adoniran Barbosa, Geraldo Filme e Toinho Melodia. Mais informações em museudaimigracao.org.br

Atualmente, capital multicultural 
São Paulo, assim como o Brasil, é marcada pela mistura de diferentes povos, que somaram suas heranças para hoje formar a identidade do povo paulistano. Atualmente, são mais de 70 países que deixaram sua marca na arquitetura, culinária, esportes e em muitos outros aspectos da cidade.
A cultura foi marcada pela música clássica com os alemães, que chegaram a São Paulo – mais especificamente a Santo Amaro – em 1827. Ainda da Itália veio a influência nas artes plásticas, com Alfredo Volpi e Victor Brecheret, que contribuíram para o movimento modernista. Essa mistura foi responsável por elevar São Paulo à categoria que está hoje, de capital cultural da América Latina.
No comércio, os alemães e franceses, que tiveram o início de sua imigração na década de 1880, importavam tecidos e eram padeiros, confeiteiros e curtidores de couro. Já os judeus, que vendiam roupas e tecidos de alta qualidade. Os japoneses, que chegaram a São Paulo no início do século XX, além de fazerem produtos artesanais, trouxeram uma vasta cultura. 
Na culinária, muitos ingredientes corriqueiros da culinária paulista tiveram origem no sudeste da Ásia, como o arroz, laranja e berinjela, entre outros, todos trazidos na bagagem dos colonizadores portugueses e espanhóis. Outras comidas, como as massas e pizzas, vieram da Itália e se tornaram especialidade na mesa dos paulistanos. Devido às influências de várias culinárias, a cidade de São Paulo hoje é considerada uma das capitais gastronômicas do mundo.
Hoje, São Paulo se tornou exemplo de hospitalidade para outras cidades brasileiras e de outras partes do mundo. Diferentes culturas, hábitos, religiões e tradições foram trazidos com os primeiros imigrantes e se incorporaram à vida do povo nascido aqui, que convive harmoniosamente com aqueles que escolheram São Paulo para chamar de lar.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.