19/01/2023 às 21h26min - Atualizada em 19/01/2023 às 21h26min

​Blocos de ’Carnaval de Rua’ já desfilam e ‘treinam’ na região. Vem muito barulho por aí!

Após dois anos, o 'Carnaval de Rua' deve ocorrer em 2023. Moradores apontam problemas com blocos. Mais de 500 inscrições já foram aceitas e Prefeitura ainda analisa aumentar este número. No passado, região enfrentou muitas dificuldades durante a folia antecipada, durante e o pós Carnaval,  que já está acontecendo agora na região de Pinheiros e Vila Madalena. 

Depoimentos já apontam problemas
“Começou a bagunça. No fim de semana encontrei um trio elétrico na Av. Faria Lima X Rua Padre Garcia Velho. Abordei uma viatura e os policiais solicitaram a presença do superior, que no local informou que não poderia fazer nada, mesmo o trio estando sem nenhum documento de autorização, nem da Prefeitura ou da CET. A Polícia Militar foi ao local, sem poder fazer nada também. O Comandante informou que iria fazer um relatório e encaminhar para a Prefeitura (Subprefeitura de Pinheiros). Isso é só o começo, afinal, será o primeiro pós pandemia!”(Baixo Pinheiros Comunidade)
“Teremos vários blocos em Pinheiros, como sempre. Faria Lima e Largo da Batata não. Publicação (íntegra dos 600 blocos) no Diário Oficial “. E.O.
“É o caos! Este Carnaval vai ser terrível, após dois anos sem.” L.D.N.
“Só não está muito claro, porque tem umas observações. Vai ou não ter na Avenida Faria Lima e a dispersão será no Largo da Batata ou não?” G.S.
“Eu fico chateado com isso! Quando começa a bagunça não consigo trabalhar, porque atendo aos sábados e não consigo chegar em casa! Então não posso trabalhar! Um sábado resolvi ‘ser resistênte’ há 3 anos atrás! Resultado: eu, no meio do bloco tentando atravessar, com computador e livros e tendo que me desvencilhar de carnavalescos bêbados. O resultado disso é que sou psicóloga infantil, aos sábados atendo quem não pode de forma alguma vir durante a semana porque moram fora de SP e as crianças ficam sem atendimento! Até porque além do atendimento on-line ser difícil para as crianças, o barulho é tão alto que não consigo atender!” V.V.
“Entramos em contato com a PM e Subprefeitura ..pois no último fim de semana já teve blocos e ensaios em cima de caminhões na rua.  ‘A base é na Faria Lima’.  O trio saiu de lá e eles fazem música ao vivo, inclusive ensaios de bloco. A devolutiva do ‘Psiu’ foi que não encontraram problemas, pois vieram às 9 da manhã. Há silêncio por aqui, não sei se subiram a Rua o Pereira da Rocha ou a Rua dos Pinheiros, para retornar depois ou se foram parados”. E.O.

Prefeitura continua analisando blocos
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, informa que estão confirmados 507 blocos no Carnaval de Rua 2023. Até o momento, foram 82 cancelamentos. Outros blocos estão em análise e uma terceira lista será publicada em breve.

Em anos anteriores, região teve problemas
Atos de vandalismo, comércio ilegal de bebidas, bloqueio do trânsito, sujeira nas ruas e uso de drogas em vias públicas foram algumas das situações relatadas pelos moradores às autoridades. Nos dias posteriores ao feriado, a Praça Benedito Calixto foi um dos locais onde os efeitos negativos da festa puderam ser constatados: placas de rua derrubadas, árvores destruídas e fachadas de lojas pichadas.
A festa é descentralizada, porém a região concentra 85% do público. Um estudo sobre a distribuição dos foliões na capital identifica 85% do público fica concentrado em 10% dos eventos, especialmente nas regiões da Sé, Pinheiros, Vila Madalena,Lapa e Vila Mariana.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.