19/01/2023 às 21h20min - Atualizada em 19/01/2023 às 21h20min

​Ciclofaixas de Lazer funcionam sem agentes e acumulam reclamações

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e a CET, reativaram a Ciclofaixa de Lazer na cidade, no último dia 15 com 114 km de percurso, das 7h às 16h. Poucos agentes estiveram nos principais cruzamentos, o que foi alvo de muitas críticas dos ciclistas, pois faltaram condições e segurança da estrutura nos elementos de canalização temporários como cones, cavaletes e super cones.
De acordo com a Secretaria, a Prefeitura está em fase final de elaboração de edital de licitação para a contratação de empresa privada para a operação da ciclofaixa de lazer.

Ciclofaixas Operacionais de Lazer
Ciclofaixas Operacionais de Lazer são faixas de uso exclusivo de bicicletas, situadas junto ao canteiro central ou à esquerda da via, por onde é permitida a circulação de ciclistas aos domingos e feriados nacionais das 7h às 16h. Elas são totalmente separadas do tráfego geral por elementos de canalização como cones, cavaletes e super cones.

Regras de utilização 
São deveres para a utilização: respeitar as determinações dos monitores em serviço; observar comunicações e alertas constantes de placas indicativas e sinalizações verticais, horizontais e semafóricas instaladas ao longo do percurso da Ciclofaixa; cumprir e zelar para que sejam obedecidas integralmente as normas deste regulamento e do Código de Trânsito Brasileiro; comunicar qualquer irregularidade observada aos monitores imediatamente no local, ou posteriormente por um dos canais de atendimento; preservar a vegetação existente ao longo do percurso e manter a limpeza e a conservação, depositando lixo e detritos sempre nos recipientes específicos para a coleta.

Prefeitura identifica irregularidades, rescinde contrato e multa agência
No final do ano passado, a Prefeitura rescindiu com a agência responsável pela operação das ciclofaixas de lazer aos domingos e feriados. A decisão pela rescisão foi tomada pela não realização de termos do contrato.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.