15/12/2022 às 23h13min - Atualizada em 15/12/2022 às 23h13min

Parque Leopoldina - Orlando Villas-Boas precisa de adequações

“Há quase 20 anos a Lapa lutou e conseguiu a implantação do Parque Orlando Villas Boas no bairro. Participei dessa luta desde o início aprovando uma Lei na CMSP e articulando junto à Prefeitura e o Estado a criação do Parque, que por sinal ficou muito bom. O Parque foi fechado em 2014 por uma liminar judicial mediante uma denúncia fake de que o local estava contaminado, o que foi desmentido pelas análises posteriores do solo. Na sequência continuamos a luta pela reabertura do Parque, o que não conseguimos até hoje. A juíza, para revogar a liminar, exigiu a reforma do local, que ficou bastante detonado em razão do fechamento, a Prefeitura alegava que não havia recursos para realizar a reforma. Conseguimos junto a um Promotor a transferência de 2 milhões de reais de um TAC para o Fundo Municipal de Meio Ambiente, destinados às obras exigidas para a reabertura. Depois de muita insistência nossa, o dinheiro foi liberado pela Prefeitura, e foi contratada uma empresa que começou a reforma. Isso já faz quase 3 anos e o Parque ainda não foi entregue à população da Lapa. Uma novela insuportável! Agora, temos insistido que uma comissão de entidades da Lapa visite o Parque fechado, para avaliar a situação. Mas a Secretaria, já faz 1 ano, não autoriza a visita da comunidade. Isso também é bastante desrespeitoso. Ficam as perguntas: A Prefeitura de SP quer ou não quer reabrir o Parque Orlando Vilas Boas? Por que tanta demora para reabrir o Parque? Por que a Prefeitura não autoriza a visita às obras do Parque? Com a palavra o Sr. Prefeito e o Sr. Secretário do Verde.” Gilberto Natalini, Médico e Ambientalista

Prefeitura responde
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), informa que as obras da fase 1 do Parque Leopoldina - Orlando Villas-Bôas foram finalizadas e incluem benfeitorias nas áreas administrativas e técnicas (administração, sanitários e guaritas), em espaços de lazer, como parquinhos e academia ao ar livre (ATI), e em equipamentos de esporte, tais como as quadras de concreto e campo de futebol.
De acordo com a Secretaria, ainda são necessárias outras adequações e a conclusão de obras de contenção de erosões por parte da Sabesp. Logo que as condições do equipamento estiverem adequadas, a pasta solicitará à Justiça a reabertura do parque. Os serviços de manejo, conservação e limpeza seguem sendo realizados normalmente.  Esclarecemos ainda que não há nenhum impedimento para que qualquer autoridade visite as obras, bastando apenas oficializar o pedido à SVMA.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.