09/12/2022 às 00h10min - Atualizada em 09/12/2022 às 00h10min

​Futuro da Praça São Crispim: sua área verde será transformada em um piscinão?

A Prefeitura lançou uma PPP–Parceria Público Privada em 2019 - para a construção de 5 piscinões em áreas verdes da cidade. Uma delas é a praça São Crispim na Lapa, localizada entre a R. Tito e a Av. Ricardo Medina Filho. No projeto, haverá a concessão da praça para uma empresa privada por um período de 33 anos. "Um piscinão equivale à destruição de 3 mil metros quadrados de área verde, e para sua construção é necessário que toda a praça seja destruída. A praça São Crispim engloba duas praças, dois pontos de ônibus, rua, playground, entorno residencial em um ambiente recreativo para os moradores da região, ainda há uma seringueira e outras árvores que certamente não terão mais espaço para viver e nem serão recolocadas. O projeto da PPP dos Piscinões voltou a tramitar sem o conhecimento da população do entorno. (Outubro de 2022). Salvem a nossa praça!”", contesta a comunidade.

Praça São Crispim já é tema de preocupação há meses
A Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais já havia recebido o seguinte depoimento:
“Para minha imensa preocupação, ao passar pela nossa Praça São Crispim neste final de semana, me surpreendi com uma empresa realizando estudo geológico, para os que não sabem, este trabalho tem como objetivo abastecer com informações técnicas os projetos de engenharia civil, na obtenção de materiais para construções em geral, nas fundações de edifícios, nas obtenções de água subterrânea, nas barragens de terra e aterros em geral e nos túneis e escavações subterrâneas. O que está acontecendo? Será que foi retomado o projeto que irá acabar com nossa Praça? Quem ama cuida! Me posiciono contrário a qualquer hipótese de destruição da Praça São Crispim!”

Prefeitura respondeu na ocasião
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Lapa, informa que não há previsão de obras na área da Praça São Crispim. As equipes da Subprefeitura Lapa estiveram no local e não identificaram empresas atuando conforme fotos apresentadas pela reportagem. A limpeza na Praça São Crispim é realizada a cada 3 meses.

Reservatório está no Plano Diretor
A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), em parceria com a Fundação Centro Tecnológico Hidráulica (FCTH) da USP, informa que está realizando estudos preliminares sobre a bacia hidrográfica dos córregos Cortume/Tiburtino, onde está localizada a Praça São Crispim. Os estudos são denominados Cadernos de Drenagem. O reservatório da Praça São Crispim está contemplado no Plano Diretor de Drenagem do município.
A Secretaria de Governo Municipal esclarece ainda que a Parceria Público-Privada dos Piscinões foi tratada inicialmente na Concorrência nº 003/SGM/2020, mas foi revogada em 05 de fevereiro de 2021. Desde então, o assunto não voltou a ser discutido pela administração municipal.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.