01/12/2022 às 23h06min - Atualizada em 01/12/2022 às 23h06min

​Associação Viva Faria Lima recebe Cassio Calazans, presidente da SAVIMA, Sociedade Amigos da Vila Madalena

No dia 29, o presidente da Associação Viva Faria Lima, Jorge Rubies, recebeu Cassio Calazans, presidente da SAVIMA - Sociedade Amigos da Vila Madalena na sede da Gazeta de Pinheiros, onde foram recepcionados por Nadir Curi Mezerani e Ana Lucia Donnini.
Jorge inicia perguntando qual o ano da fundação da SAVIMA. Cassio, então, discorre sobre seu início em 19 de junho de 1949, em uma reunião na sede do Esporte Clube 1º de Maio, mais conhecido como “Fubá” na época. A sociedade tinha o propósito de defender os interesses do bairro. Na sessão inaugural, comparecem um bom número de associados, tendo também a presença de altas personalidades de nosso meio político.
Depois de muitos anos, e de diversas personalidades do bairro e até alguns políticos insistirem com a Prefeitura pela extensão da linha de bonde nº 28 que saia da Praça Ramos de Azevedo e tinha seu ponto final nas esquinas da Rua Teodoro Sampaio com Rua Fradique Coutinho, onde fazia o seu retorno, finalmente em 1953, com a colaboração da SAVIMA e a pedido do Padre Olavo Pezzoti, amigo do Prefeito Jânio Quadros, a Vila conseguiu a sua primeira linha de bonde, a de nº 28.

A nova SAVIMA
Em 1958, a entidade encerrou suas atividades no antigo Grupo Escolar da Vila Madalena, mas, após 12 anos de paralisação e com o apoio do Dr. Francisco Calazans, resolveu prosseguir. Passou a ter a sua sede em uma sala na Igreja de Santa Maria Madalena e São Miguel Arcanjo, quando foi reinaugurada em 29 de março de 1971, dando início a segunda fase da SAVIMA. Na mesma data foi nomeado seu novo Presidente, o Dr. Francisco Calazans, e o Primeiro Secretário, o Dr. Gabriel Teixeira Pereira junto com toda a diretoria, da qual faziam parte Ênio Ávila Mandacaru, Dr. Walter Cristi Marcos, Dr. Luis Bacalá, Francisco Salles de Camargo Azevedo, Massaro Sueta, Dr. Antonio Ivo Pezzotti, José da Silva, Cesário Pose Escudeiro, Dr. Rubens Cintra Damião, Terezinha Aparecida Bertolgine, Antonio Damélio Boreggio, Benedito A. Contador, Ciro de Barros Azevedo e Padre Narciso Piacentini.
Depois de ficar um tempo inativa por conta de problemas de saúde do Dr. Francisco Calazans (falecido em agosto de 2009), a Savima, teve retomada suas atividades com a eleição da atual diretoria, presidida pelo Cassio Calazans, com o objetivo de posicionar o bairro como referência da cidade de São Paulo. “Queremos transformar a Vila Madalena no melhor bairro da cidade para se morar, se trabalhar e se divertir. Achar o equilíbrio e o bom senso entre todos os grupos é o nosso foco”, afirmou.
Jorge pergunta em quais segmentos a SAVIMA atua e Cassio diz que todas as associações de bairro tem que ter relacionamento com os órgãos públicos, como Subprefeituras, Secretaria do Verde, Prefeitura de São Paulo, Governo de São Paulo, CET , Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana.
“Vejam a preparação para a Copa do Mundo 2022, foram inúmeras reuniões na Subprefeitura, 23º Batalhão da Policia Militar, CET junto aos bares da Vila Madalena, para se traçar um projeto para amenizar aglomeração e barulho dos torcedores”, cita como exemplo.
Jorge Rubies elogiou os trabalhos da SAVIMA e falou sobre a Associação Viva Faria Lima, recém-criada, e seu projeto para a avenida Brigadeiro Faria Lima ser  monitorada por  24 horas. Demonstrou que, apesar do pouco tempo de vida da associação, além de várias visitas aos órgãos competentes da cidade de São Paulo, e já conhecer algumas das várias associações da região, o projeto de segurança através de monitoramento da via está sendo concluído.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.