17/11/2022 às 23h17min - Atualizada em 17/11/2022 às 23h17min

​Ecopontos da região recebem mais de 25 mil toneladas de resíduos

Cidadãos contribuem para destinação ambientalmente correta; Vila Madalena é unidade mais visitada

Mais de 25 mil toneladas de resíduos foram recebidas entre os meses de janeiro e setembro deste ano nos sete ecopontos das regiões das subprefeituras de Pinheiros e do Butantã. Para efeito de comparação, são recolhidas 20 mil toneladas diariamente de lixo na cidade de São Paulo, incluindo a coleta domiciliar e a de resíduos de varrição.
Na cidade, há 120 ecopontos criados pela Prefeitura de São Paulo que garantem destinação ambientalmente correta de resíduos, evitando o entupimento de bueiros e a proliferação de insetos, roedores e doenças, além de melhorar a circulação de pessoas e veículos e incentivar o comércio. Do total de ecopontos, 25 foram inaugurados pela atual gestão.
Os ecopontos recebem um metro cúbico, correspondente a uma caixa de água de mil litros, por munícipe por dia. Os resíduos aceitos são móveis, recicláveis e restos de poda e entulho. Um dos resíduos que começou a ser recebido recentemente e está em fase de testes é o gesso, já aceito em 36 ecopontos da cidade.
Na região atendida pela Ecoss Ambiental (que também inclui as subprefeituras de Pinheiros, Perus, Butantã e Pirituba-Jaraguá), as unidades que passaram a receber o material foram os ecopontos Berrini, Cônego José Salomon e Vigário de Godói.
O gesso, recolhido diretamente no local pela empresa Multiplus, é tratado e reinserido no mercado para aplicações industriais, civis e agrícolas. “Temos um compromisso de gestão com a questão do meio ambiente”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes durante a inauguração de um ecoponto na cidade.

Recicláveis
Do total de toneladas de resíduos recebidos nas regiões das subprefeituras de Pinheiros e do Butantã, 72,2% eram entulho, 26,4% materiais diversos (como colchões e móveis velhos, considerados inservíveis) e 1,4% de recicláveis (em volume, os recicláveis representam quase 7,5% do total). Estes últimos são enviados para o Centro de Reciclagem da Ponte Pequena, onde são segregados por cerca de 20 cooperativas e comercializados, beneficiando centenas de famílias. 

Como usar
Diferentemente do que pensam alguns munícipes, não é preciso agendamento para utilizar o serviço gratuito dos ecopontos. São aceitos móveis velhos, recicláveis e restos de poda e entulho. Chegando ao local, é realizado um cadastro do munícipe e é indicado a caixa onde os resíduos devem ser descartados.
É importante que os paulistanos utilizem o serviço, reduzindo a quantidade de resíduos depositados nas ruas da cidade. A disposição de resíduos nas vias públicas é crime ambiental, passível de multa de R$ 19.203,00

Serviço: O horário de atendimento dos ecopontos é de segunda a sábado, das 6 horas às 22 horas, e aos domingos e feriados, das 6 horas às 18 horas. Para conhecer todos os endereços, pesquise no site ecossambiental.com.br/pesquisa-de-servicos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.