17/11/2022 às 22h46min - Atualizada em 17/11/2022 às 22h46min

​Obras do monotrilho avançam e podem ter continuidade de Congonhas até o Estádio do Morumbi

O transporte coletivo sobre trilhos para chegar ao trabalho e retornarem às suas casas, vem sendo ampliado das linhas do Metrô e CPTM. Foram investidos R$ 3,8 bilhões e 10 novas estações foram entregues – Vila Sônia, Campo Belo, Jd. Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus, Jd. Colonial, Francisco Morato, Bruno Covas e João Dias. A capital paulista possui a maior extensão de Metrô de toda América Latina.
Uma das mais recentes a serem entregues, a estação Vila Sônia, na zona Oeste da capital, foi construída em um complexo com terminal de ônibus para atender a cerca de 86 mil pessoas por dia. As obras entregues fazem parte de um amplo pacote de investimentos do Governo do Estado de São Paulo, que aportou R$ 2,1 bilhões na construção de um total de cinco estações e túneis da fase 2 da Linha 4-Amarela.

Monotrilho de alta capacidade
Além disso, cinco linhas estão em obras para ampliar ainda mais o atendimento aos cidadãos – Linha 6 Laranja, Linha 15 Prata, Linha 17 Ouro, Linha 2 Verde e Linha 9 Esmeralda. Construída pelo Metrô de São Paulo, a Linha 17-Ouro que ligará a CPTM Morumbi da Marginal Pinheiros, até o Aeroporto de Congonhas, é o monotrilho de alta capacidade de transporte. Ele possui características similares ao metrô convencional, porém seus trens trafegam com pneus sobre vigas de concreto elevadas. A extensão até a Estação Morumbi do Metrô-Linha 4 Amarela, passando pelo Estádio do Morumbi, ainda está em estudos e não tem data para reinício de obras, apesar do governador eleito Tarcisio de Freitas informar que pretende continuar as obras do projeto inicial.

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