10/11/2022 às 23h43min - Atualizada em 10/11/2022 às 23h43min

​Prefeitura avalia área para acolher moradores de rua na Zona Sul

A Prefeitura de São Paulo estuda a implementação de um equipamento de acolhimento com 200 vagas para população em situação de rua e de um projeto habitacional em uma área dentro do futuro Parque Municipal Cardeal Rossi, na Zona Sul da capital.  Segundo Milton Leite, existe um receio que essa área seja ocupada por movimentos sociais. “Nós temos informações que alguns movimentos sociais desejam ocupar essa área. A Prefeitura de São Paulo planeja entrar na parte onde já não há mais vegetação com um projeto habitacional dentro do programa de mananciais, ofertando as habitações em parte da área do parque para pessoas que estão em áreas irregulares, 80% do parque será mantido e, também, vamos implementar uma área de acolhimento social”, afirmou.

Clube Náutico
Durante visita na região, Milton Leite, também vistoriou as obras que estão sendo feitas no Clube Esportivo Náutico Guarapiranga, na Avenida dos Funcionários Públicos, 2501. Aberto ao público diariamente para atividades de esporte e lazer, o local recebe reformas no campo, vestiários, quadra e palco.
“Temos um espaço gigantesco e vamos integrar com a área social de SMADS para recuperação e acolhimento da população em situação de rua”, apontou o prefeito em exercício. “Faremos uma reunião para acertarmos todos os prazos e dar início em todas essas atividades que nós, seguramente, vamos implementar”, completou.

Futuro parque
A escritura que formaliza como patrimônio municipal uma antiga fazenda com 220 mil m² que pertencia a Mitra Diocesana de Campo Limpo, conhecida na região como Cardeal Rossi, foi assinada em 15 de setembro.
O futuro Parque Municipal Cardeal Rossi – M’Boi Mirim localiza-se no distrito do Jardim Ângela, Subprefeitura de M’Boi Mirim. A região ainda possui algumas áreas verdes, mas que estão sob ameaça devido ao crescimento de loteamentos e ocupações irregulares.
A região faz parte da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais da Represa de Guarapiranga (Lei Estadual 12.233/06). Apesar disso, há um crescente adensamento populacional que tem como consequência o surgimento de loteamentos irregulares, que podem pressionar e comprometer a cobertura vegetal remanescente. A implantação do parque pode ajudar a conter as ocupações e garantir a preservação da área.
Além de preservar a formação natural da Mata Atlântica, o Parque Municipal Cardeal Rossi pode se tornar em breve uma opção de contemplação da natureza para a comunidade local, que muitas vezes precisa percorrer grandes distâncias até algum espaço público que ofereça lazer e recreação. Além disso, a preservação do espaço também é importante para o abastecimento de água dos munícipes.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.