10/11/2022 às 23h04min - Atualizada em 10/11/2022 às 23h04min

​Hospitais da região informam que aumentaram muito os casos de Covid

Números da Covid voltam a subir. A procura pela quarta dose ainda não alcança a totalidade das pessoas elegíveis. Hospitais como Clínicas, Incor, Sírio Libanês e Einstein, segundo informações, já estão montando área especiais para tratamento de pacientes. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que monitora diariamente a pandemia no Estado com base nos indicadores, principalmente os de internação, que são avaliados em tempo real e registrou nos últimos dias, uma média móvel dos últimos dias de mais de 1.500 casos. Em comparação com a pandemia dos dois anos anteriores, ainda é pequeno e mostra o impacto dos altos números da vacinação em SP, que conta com 96,2% da população elegível com o esquema vacinal completo, mas preocupa pela agilidade da infestação da doença, que pode ser fatal. A pasta reforça a importância da população procurar os postos de vacinação para tomar as doses adicionais, que evitam casos mais graves da doença.

Subvariante Ômicron BQ.1
A Subvariante Ômicron BQ.1 chegou ao Brasil. Foi identificada na cidade do Rio de Janeiro a circulação local da subvariante do novo coronavírus, causador da pandemia de covid-19. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a confirmação ocorreu por meio de sequenciamento genético feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “No momento, a recomendação é para que aqueles que ainda não tomaram a dose de reforço da vacina contra a covid-19 procurem uma unidade de saúde a partir de segunda-feira (7), para concluir o esquema de imunização’, alerta a Secretaria.

Números subindo
Segundo matéria do G1, o aumento da média em outubro foi de 9,3% na segunda semana para 15,5% na última semana. O Ministério da Saúde divulgou novos números sobre a pandemia da covid-19 no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil registrou, apenas na segunda (7), 4.042 novos casos da doença e 47 óbitos. Desde o início da pandemia, o país acumula 34,8 milhões de casos confirmados e 688,3 mil mortes registradas. Os casos de recuperados somam 34 milhões.
O Estado de São Paulo tem o maior número de casos acumulados, com 6,1 milhões de infeccionados e 175,6 mil óbitos. Em seguida estão Minas Gerais (3,8 milhões de casos e 63,8 mil óbitos); Paraná (2,7 milhões de casos e 45,4 mil óbitos) e Rio Grande do Sul (2,7 milhões de casos e 41,2 mil óbitos).

Vacina
Conforme o ‘vacinômetro’ do Ministério da Saúde, 488,7 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 já foram aplicadas, sendo 180,3 milhões da primeira dose; 162,8 milhões da segunda dose; 100,1 milhões da primeira dose de reforço e 35,5 milhões da segunda dose de reforço.
Em São Paulo, porém, das 42.861.891 vacinadas com a 1ª dose, apenas 12.464.664 estão com a 2ª dose de reforço.

Como se proteger
A Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais relembra dicas de como se proteger da doença. Reforça, porém, a importância da vacinação nesse processo.
Lave as mãos: principal recomendação é higienizar as mãos. São cuidados simples, mas importantes e que devem ser frequentes para prevenir doenças contagiosas.
Ao tossir e espirrar: cubra a boca e o nariz. Use os braços ou lenço descartável. Evite usar as mãos. E, se usar, lembre-se de higienizá-las; se usar um lenço, jogue-o fora imediatamente e lave as mãos; use, preferencialmente, lenços de papel.
Sobre o uso de máscaras: No transporte coletivo o uso é opcional, porém recomendado para os grupos vulneráveis. A máscara deve cobrir queixo, nariz e ficar justa ao rosto; Não toque na máscara e não a remova para falar; Higienize as mãos antes e após colocar a peça; Ajuda a minimizar o impacto da Covid-19 e suas variantes e do vírus Influenza, da gripe. Use nas unidades médico-hospitalares.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.